terça-feira,
14 de abril de 2026

13º salário para aposentados e pensionistas é liberado em abril

A quantia inicial será equivalente a 50% do total a ser recebido e será creditada juntamente com os benefícios do mês de abril

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão na expectativa do recebimento da primeira parcela do 13º salário, que foi adiantada pelo governo federal. Este benefício será disponibilizado em duas partes.

Os beneficiários têm a opção de utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar os valores até o dia 24 de abril, quando terá início a liberação da primeira parcela.

A quantia inicial será equivalente a 50% do total a ser recebido e será creditada juntamente com os benefícios do mês de abril. A segunda parcela ocorrerá em maio, e refletirá a diferença entre o montante total do 13º e a antecipação realizada.

Caixa Tem para receber o 13º salário

De acordo com a legislação, não é obrigatório o uso do aplicativo Caixa Tem para a gestão das parcelas do 13º salário. Contudo, o aplicativo é útil para acesso aos valores, ao cronograma de pagamentos e permite a realização de transações.

Como usar o aplicativo Caixa Tem

Validação do telefone via WhatsApp

  • Caso ainda não tenha, instale o aplicativo Caixa Tem (disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS);
  • Abra o aplicativo e entre com seu CPF e número de telefone;
  • Um código de verificação será enviado para o seu celular pelo WhatsApp oficial da Caixa (0800 104 0 104, que possui selo azul de verificação);
  • Insira corretamente o código para logar.

Nos dispositivos Android, a inserção do código é automática dentro do aplicativo. Para usuários de iPhone, ou se a inserção não for automática, será necessário copiar o código do WhatsApp e colar no aplicativo Caixa.

Caso o usuário não tenha o WhatsApp, é possível fazer o download do aplicativo através da Play Store ou App Store. Outra alternativa para acessar o aplicativo é utilizar os caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, com biometria ou cartão da conta e senha.

Autenticação por reconhecimento facial

Depois de inserir o código e realizar o login, o usuário precisará tirar uma foto do seu rosto diretamente no aplicativo da Caixa. Para isso, deve:

  • Limpar a lente do celular;
  • Escolher um ambiente bem iluminado, de fundo branco;
  • Evitar o uso de óculos, bonés ou qualquer item que cubra o rosto;
  • Seguir as instruções do aplicativo e aguardar pela validação.

Caso o usuário tenha dificuldades nessa etapa, ele pode liberar o acesso ao aplicativo nos caixas eletrônicos. Na tela inicial, selecionar “Entrar” e, em seguida, “Liberar acesso Caixa Tem”, utilizando biometria ou cartão da conta com senha.

Validação do documento de identidade

Pode ser solicitado que o usuário envie uma imagem de um documento de identificação (CNH ou CIN) para finalizar o cadastro no aplicativo Caixa Tem. Para tirar a foto, utilize o documento original; cópias não serão aceitas. Ao fazer a foto, é recomendável:

  • Colocar o documento sobre uma superfície plana;
  • Não dobrar nem amassar o documento;
  • Evitar sombras projetadas pelo celular sobre o documento.

Se o usuário encontrar dificuldades para finalizar essa etapa, é possível desbloquear o acesso ao aplicativo da Caixa utilizando um caixa eletrônico. Na interface principal do caixa, selecione a opção “Entrar” e, em seguida, clique em “Liberar acesso Caixa Tem”, utilizando a biometria ou o cartão da conta junto com a senha.

Verifique suas informações

Depois da verificação facial e da documentação, insira os dados solicitados pelo aplicativo para liberar o acesso à conta.

Alterar sua senha

Após a validação e o preenchimento adequado das informações, verifique a senha de acesso à conta. O usuário pode optar por manter a senha gerada pelo aplicativo ou alterá-la. Para garantir que sua senha seja robusta:

  • Não utilize datas significativas, como aniversários
  • Evite sequências fáceis (por exemplo: 1234)
  • Não utilize números de documentos pessoais

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador