Milhões de trabalhadores brasileiros de todas as regiões do país já estão fazendo as contas para o recebimento do 13º salário. O adicional extra normalmente pago no final do ano pode fazer muita diferença no orçamento dessas famílias.
Nesta semana, mais um grupo de trabalhadores conseguiu o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada em suas contas. Tratam-se dos brasileiros que atuam como servidores públicos da prefeitura de Porto alegre, no Rio Grande do Sul.
Segundo a gestão municipal, a segunda parcela do 13º salário será paga aos servidores no próximo dia 16 de dezembro. A expectativa é de que mais de 33 mil servidores recebam o saldo em suas contas. Esse número inclui os trabalhadores ativos, inativos e também os pensionistas.
No caso específico de Porto alegre, vale lembrar que a primeira parcela do 13º salário foi paga junto com a folha de agosto.
Calculando o 13º salário
Os valores pagos pela Prefeitura de Porto Alegre para o 13º salário nesse ano de 2024 variam a depender do salário mensal de cada trabalhador, e da quantidade de meses trabalhados nesse ano.
Para saber quanto você vai receber 13º salário em 2024, basta pegar o seu salário bruto e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou em 2024.
O resultado dessa equação é o valor do seu 13º salário. Vale lembrar que o empregador pode optar por pagar esse saldo todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano, assim como fez a Prefeitura de Porto Alegre.
Caso o seu empregador opte por pagar o saldo todo de uma só vez, ele precisa fazer isso até o próximo dia 20 de dezembro. Se o seu empregador optar por pagar o saldo em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser liberada até o dia 29 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Note que em todos os casos o empregado precisa receber o 13º salário completo em sua conta até antes das festas de Natal e Ano Novo.
Diferenciação de valores
Como visto no caso de Porto alegre, a opção foi por dividir o 13º salário em duas parcelas diferentes. Nesse caso, os empregados receberam o equivalente a 50% do valor total na primeira parcela.
Na segunda rodada, que será paga no dia 16 de dezembro, os trabalhadores receberão os outros 50%, mas com os devidos descontos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
