O Governo do estado de Sergipe anunciou que vai pagar o 13º salário para os seus servidores de maneira antecipada. A ideia é pagar a segunda parcela para todos aqueles que estão dentro da folha salarial, até o próximo dia 30 deste mês. A informação foi confirmada oficialmente por meio de uma nota.
Segundo as regras gerais, as empresas podem escolher pagar o 13º salário todo de uma vez em um determinado momento do ano, ou elas podem dividir o saque em duas etapas. No caso específico do governo de Sergipe, a opção foi dividir o saldo em duas parcelas diferentes.
A primeira destas duas partes já foi repassada aos servidores do estado durante o ano, considerando um calendário específico que tomava como base o mês de aniversário de cada trabalhador. A segunda rodada será paga de uma só vez no dia 30, independente da data de aniversário do servidor.
“Tradicionalmente a gratificação natalina era paga no mês de dezembro, mas neste ano, a partir do empenho da gestão para organizar as finanças do Estado, foi possível antecipar o pagamento”, diz a nota enviada pelo governo estadual para a imprensa.
Eles também confirmaram as datas dos pagamentos regulares de novembro. Segundo o governo, os repasses serão feitos no dia 28 para os aposentados e pensionistas. Já no dia 29, o pagamento regular será depositado para os servidores da Secretaria de Saúde do estado e para os ativos da educação.
No dia 30, o governo local faz os repasses regulares para todos os demais servidores das outras secretarias. Além disso, haverá também o pagamento da segunda parte do 13º salário, como já confirmado anteriormente.
13º salário no Paraná
Outro estado que também anunciou novidades sobre o 13º salário foi o Paraná. O governo local anunciou que o pagamento do bônus será feito de maneira integral no próximo dia 6 de dezembro.
“É o quarto ano consecutivo desse compromisso com os servidores. Todos os anos fizemos isso. É uma forma de estimular o comércio e o turismo, com injeção de quase R$ 6 bilhões na economia, o que ajuda a garantir esse ciclo virtuoso da nossa economia”, disse o governador Ratinho Júnior.
“Estamos encerrando a primeira gestão com grandes investimentos, políticas públicas consolidadas e apoio aos nossos servidores”, completou.
Qualquer cidadão pode entrar em contato com o seu empregador para saber qual vai ser a forma escolhida por ele para bancar o valor do 13º salário.
Em regra geral, a primeira parcela precisa ser paga até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.