terça-feira,
21 de outubro de 2025

Mais um grupo de trabalhadores ganha data da liberação do 13º salário em 2024

Pagamentos do 13º salário estão sendo aguardados ansiosamente por milhões de trabalhadores formais, além de aposentados e pensionistas do INSS

- Anúncio -

Entra ano e sai ano, e uma expectativa nunca muda: quando o governo vai realizar o pagamento do 13º salário para o seu servidores? Em 2025, essa dúvida já vai sendo debatida entre trabalhadores formais, e também entre os aposentados e pensionistas do INSS.

A verdade é que a data de pagamento do 13º salário varia a depender do seu empregador. Em regra geral, ele precisa realizar essas liberações até o final do ano.

Segundo a legislação trabalhista brasileira, o empregador pode optar por pagar o 13º salário em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Caso ele opte por pagar o saldo em duas parcelas, a primeira precisa ser liberada até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Em todos os casos, o cidadão vai precisar receber o adicional até antes das festas de Natal e de Ano Novo

O adicional extra em Cuiabá

Nesta semana, por exemplo, a Prefeitura de Cuiabá anunciou que o pagamento do 13º salário para os seus servidores será feita no dia 20 de dezembro, ou seja, a data limite para a liberação desse tipo de adicional

A decisão foi formalizada por meio de uma portaria, assinada pelo secretário de fazenda e gestão, Marcelo Bussiki. A data abrange servidores efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas e contratados temporários.

Alterações do pagamento do 13º salário

No caso específico de Cuiabá, uma mudança também foi confirmada pela gestão municipal. Até o ano passado, a liberação acontecia em duas parcelas, sendo uma no aniversário de cada servidor, e outra no mês de dezembro.

A partir de 2025, esse sistema muda. Agora, independente da data do seu aniversário, todos os servidores devem receber o 13º salário de maneira integral apenas em dezembro.

O motivo da mudança no 13º salário

Segundo a prefeitura local, essa mudança seria uma resposta às medidas fiscais adotadas pela prefeitura, como o decreto de calamidade financeira assinado recentemente pelo prefeito Abílio Brunini, que acabou de ser eleito.

Esse decreto exige que a gestão municipal implemente uma série de políticas de austeridade fiscal, incluindo esse tipo de enxugamento nos pagamentos do 13º salário.

“A situação das finanças públicas exige responsabilidade e uma organização financeira para garantir o pagamento integral do 13º salário em dezembro”, afirmou o secretário.

Outro ponto polêmico dessa portaria é que, para além do pagamento do 13º salário, as novas regras estabelecem que documentos relacionados a horas extras, adicional noturno, insalubridade, férias e outros direitos devem ser encaminhados ao Protocolo Central da Prefeitura para análise.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Para você, o 13º é para...?

Investir
Pagar
Comprar

Como está seu orçamento agora?

Positivo
Apertado
Equilibrado

13º no Fim de ano combina com...?

Futuro
Alívio
Festas