A prefeitura da cidade de Belo Horizonte anunciou que vai antecipar os pagamentos da primeira parcela do 13º salário para alguns trabalhadores brasileiros. Os servidores receberão o saldo no dia 19 de julho. Ao todo, a ideia é destinar R$ 213 milhões para esta finalidade.
Ao todo, a liberação deverá atender pouco mais de 52,6 mil trabalhadores de Belo Horizonte, incluindo aposentados, pensionistas municipais, e também aposentados pelo município, seja em administração direta ou indireta.
Já a segunda parcela do 13º salário para os servidores municipais só deve ser paga no mês de dezembro, ainda de acordo com a prefeitura municipal da capital mineira.
A regra do 13º salário
Em regra geral, empregadores devem liberar o 13º salário em uma ou duas parcelas. Para quem optar por pagar o saldo em duas partes, é preciso liberar a primeira rodada até o próximo dia 30 de novembro.
Ao liberar o saldo no dia 19 de julho, a prefeitura de Belo Horizonte está, portanto, antecipando a liberação para bem antes do que prevê o prazo final.
Já o pagamento da segunda parcela do 13º salário pode ser feito pelos empregadores até o próximo dia 20 de dezembro. A Prefeitura de BH garante que vai conseguir cumprir este prazo.
Quanto vou receber
O valor dos pagamentos do 13º salário variam de acordo com uma série de pontos. São eles:
- O salário mensal do trabalhador;
- A quantidade de meses trabalhados em um determinado ano.
Para saber quanto você vai receber de 13º salário, é preciso pegar o valor do seu salário e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar o resultado desta equação inicial e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou naquele determinado ano.
Por esta lógica, quanto mais meses você trabalha, maior é o valor que será pago no seu 13º salário. No caso dos cidadãos que trabalharam os 12 meses, a ideia é receber o valor completo do seu salário mensal.
Os servidores de Belo Horizonte, recebem na primeira parcela o equivalente a 50% do valor do 13º salário. Os outros 50% são pagos na segunda parcela. Mas na segunda parcela, é possível que existam os abatimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e da Receita Federal.
Na grande maioria dos casos, a antecipação do 13º salário pode ajudar a dinamizar a economia de uma determinada região. Economistas lembram que na grande maioria dos casos, as pessoas usam este dinheiro para comprar produtos no comércio das suas cidades, o que pode ser positivo para o varejo local.