Os servidores, aposentados e pensionistas poderão verificar o contracheque do 13º salário, que inclui todos os descontos, a partir da última sexta-feira (12/12), segundo informações da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal.
Esse documento está acessível no Portal do Servidor para os ativos e no site do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) para os beneficiários do sistema previdenciário.
Além disso, com a disponibilização do documento, o pagamento das pensões alimentícias autorizadas pela Justiça, que agora estão refletidas nos contracheques, será realizado no dia 17/12.
Ajustes
O contracheque referente ao 13º salário dos servidores ativos e aposentados em 2025 pode apresentar pequenas alterações devido a mudanças funcionais, como movimentações em cargos de liderança, diminuição nas horas extras ou a saída do regime integral de trabalho (RIT), entre outros.
Na folha de pagamento de dezembro, ajustada corretamente, os servidores poderão receber quaisquer diferenças pendentes. Se houver um pagamento excessivo na antecipação da segunda parcela, o ajuste será descontado na folha de janeiro.
Esses ajustes são necessários porque o cálculo do adiantamento da segunda parcela, realizado no dia 19/11, foi baseado na folha de pagamento de outubro.
Saiba mais sobre o salário e benefícios de dezembro
O contracheque de dezembro estará disponível para consulta a partir da próxima terça-feira (16/12). A Prefeitura de Curitiba efetuará o pagamento dos salários, aposentadorias e pensões referentes ao mês de dezembro de 2025 na sexta-feira (19/12).
Essa antecipação no pagamento se deve ao recesso de fim de ano da Prefeitura de Curitiba, que ocorrerá entre 22 e 31 de dezembro.
Assim, o próximo pagamento será realizado no final de janeiro de 2026.
13º salário
O décimo terceiro salário, também conhecido como gratificação natalina ou subsídio de Natal, é um benefício destinado a trabalhadores em diversos países. O montante, que pode variar, costuma ser equivalente a um salário mensal e pode ser recebido em uma ou múltiplas parcelas, conforme as leis trabalhistas vigentes em cada nação.