quinta-feira,
6 de novembro de 2025

Salário Maternidade pode ser solicitado pelo site Meu INSS

Benefício é concedido às trabalhadoras que contribuem há pelo menos 10 meses

- Anúncio -

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)  vem adicionando vários serviços que podem ser feitos pela internet com o objetivo de melhorar a rapidez de atendimento nas agências.

A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 96, onde foi estabelecido que a plataforma Meu INSS seja o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços da autarquia.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Por exemplo, as futuras mamães já podem solicitar o salário maternidade pelo site. Você sabia disso? Pois nessa leitura vamos explicar como fazer. Acompanhe!

O que é salário maternidade?

Trata-se do benefício destinado a mulheres que precisam se afastar das atividades profissionais por ocasião do nascimento do filho. Bem como em casos de aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Ademais, também se pode pagar a homens, em situação de adoção.

Dessa forma, para ter direito ao benefício, contribuintes individuais e facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social precisam comprovar carência mínima de 10 meses de contribuições. Ao passo que empregados com carteira assinada e empregados domésticos não precisam cumprir nenhum período de carência. 

Além disso, para mães desempregadas, é necessário comprovar que ainda está na qualidade de segurada.

Nos últimos 12 meses, foram mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.

Como solicitar o salário maternidade pelo Meu INSS?

Pois bem, para solicitar o salário maternidade, que deve ter um valor mínimo de um salário mínimo (R$ 1.212,00 em 2022),  a segurada deverá seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site Meu INSS;
  • Selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clicar em “Novo Requerimento”;
  • Escolher o serviço deseja;
  • Clicar em “Atualizar”;
  • Conferir ou alterar os dados de contato que aparecerão na tela e depois selecionar “Avançar”;
  • Preencher os dados para concluir seu pedido.

Caso tenha alguma dificuldade, o INSS também pode ser contatado pelo telefone 135.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana