Mais um grupo de trabalhadores brasileiros tomou conhecimento da data dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário nesse ano de 2024. O adicional de final de ano é aguardado por milhões de pessoas, e pode fazer a diferença no orçamento de várias famílias.
Agora, foi a vez do prefeito da cidade de Fortaleza, José Sarto (PDT) afirmar que irá antecipar a segunda parcela do 13º salário já para a próxima quarta-feira (18). A expectativa é de que mais de 53 mil servidores municipais recebam o saldo em suas contas.
Os beneficiados incluem não apenas os trabalhadores ativos, mas também os aposentados e pensionistas. Com essa liberação, a Prefeitura de Fortaleza espera injetar mais de R$ 238 milhões na economia local.
A expectativa inicial dos trabalhadores era receber a segunda parcela do 13º salário de Fortaleza apenas no próximo dia 20 de dezembro. Contudo, a opção da prefeitura foi por antecipar o saldo em dois dias.
O 13º salário do governo do estado
Para os servidores do governo do estado, a situação é diferente. Ainda no último dia 3, o governador Elmano de Freitas (PT), anunciou que antecipou os pagamentos da segunda parcela do 13º salário justamente para essa sexta-feira (13).
Somando-se as folhas de pagamento do 13º salário e os saldos relativos aos salários regulares, a expectativa do Governo do Estado do Ceará é injetar algo em torno de R$ 2,7 bilhões na economia local.
O adicional de fim de ano
Como dito, os pagamentos do 13º salário podem fazer a diferença no orçamento de milhões de famílias brasileiras. Este é um saldo voltado especificamente para os trabalhadores formais que atuam no país.
Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes. Caso ele tenha optado por pagar o saldo de forma dividida, a segunda rodada precisa ser liberada até o próximo dia 20 de dezembro.
O valor do 13º salário varia a depender do salário bruto do cidadão, e também da quantidade de meses em que ele trabalhou durante o ano. Para saber o valor exato, é preciso pegar o seu salário e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.
Logo depois, basta pegar o resultado dessa primeira equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no decorrer desse ano. O resultado dessa equação é justamente o valor do seu 13º salário.
Nos casos em que o empregador optar por pagar o saldo em duas parcelas diferentes, a primeira vai corresponder a 50% do valor total, e a segunda corresponde aos outros 50% descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).