sábado,
25 de outubro de 2025

Barroso defende redução de imposto para grupo; veja quem seria contemplado

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso deu a sua opinião sobre a carga de impostos sobre a população

- Anúncio -

Você considera que paga muitos impostos no Brasil? Para a grande maioria das pessoas, a resposta provavelmente será um sim. De fato, os números oficiais mostram que o nosso país conta com uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo.

Foi neste sentido, que o presidente Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu a aprovação da regulamentação da Reforma Tributária. Para além disso, ele também defendeu um sistema progressivo de pagamento de impostos.

“O Brasil é um País em que o patrão paga menos imposto de renda do que o empregado”, disse, em Oxford, durante o Brazil UK Forum.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“O Brasil é um País que viveu e vive ainda essa polarização global com muita dificuldade de estabelecer alguns denominadores comuns patrióticos – no verdadeiro sentido do termo patriota”, seguiu Barroso.

Imposto

Ainda no final do ano passado, o governo federal aprovou a polêmica Reforma Tributária. Este texto ainda precisa passar por uma série de regulamentações, que ainda estão sendo discutidas pelo congresso nacional, pelo governo federal, e por setores do empresariado.

Mas para além da Reforma Tributária, há também uma discussão sobre a Reforma do Imposto de Renda. Esta deve mexer diretamente com o bolso dos brasileiros, já que estamos falando sobre uma taxação da renda, e não do consumo.

Ainda não há uma data para uma aprovação do novo texto da Reforma do Imposto de Renda. O presidente vem garantindo que vai enviar esta documentação ao congresso nacional neste ano de 2024.

Até lá, segue valendo o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. Atualmente, esta faixa está na casa dos R$ 2,8 mi, como determinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele vem prometendo que vai elevar a isenção do imposto de renda para R$ 5 mil até o final deste seu terceiro mandato.

Democracia

Para além de falar sobre o imposto para os mais pobres, Barroso também falou sobre democracia. O presidente do STF disse que este é um tema que precisa sempre estar dentro dos debates em todo o país.

“A democracia foi a ideologia vitoriosa do século 20, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram: o comunismo, o fascismo, o nazismo, os regimes militares e os fundamentalismos religiosos”, elencou.

“A democracia constitucional tem lugar para todos que saibam respeitá-la: liberais, conservadores, progressistas, só não tem lugar para quem não se disponha a respeitar as regras do jogo e a respeitar os resultados eleitorais”, alfinetou ele.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado