domingo,
19 de outubro de 2025

Não está no 3° lote de restituição do Imposto de Renda? Veja como agir

Sua declaração caiu na malha fina e será preciso realizar consulta no site da Receita

- Anúncio -

Na quinta-feira, dia 31 de julho, a Receita Federal pagou o 3° lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Contudo, seu nome não apareceu? Será que você está na malha fina?

Quer saber como sair dessa? Acompanhe o texto!

O que significa cair na malha fina?

Basicamente, “cair na malha fina” significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por conta de alguns erros – sejam valores incorretos, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Todavia, também pode acontecer da Receita Federal reter sua declaração por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.  

Os especialistas tributários afirmam que a situação é mais comum do que se pensa. Um dos principais problemas apresentados em declarações do IR são despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.

O que fazer para sair dessa situação?

Neste caso, será preciso realizar uma consulta para saber o motivo. Veja a seguir como proceder:

1 – Acesse o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), 

2 – Selecione a opção “Meu Imposto de Renda” 

3 – Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha” e veja se você caiu na malha fina e o motivo pelo qual aconteceu.

Nessa linha, existem dois caminhos a seguir:

  • Se a declaração tem informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a retificação com as correções necessárias através do programa gerador da declaração – o mesmo por onde a declaração é enviada.
  • Se a declaração retida está correta e o contribuinte tem os documentos que comprovem as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.

Após resolver as pendências, a Receita inclui o contribuinte em um lote residual de pagamento ou no próximo lote de restituição.

Caso você caia na malha fina do Leão, o recomendado por especialistas é realizar o procedimento explicado acima a fim de identificar qual foi o problema ocorrido durante o preenchimento.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado