sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Restituição do IR 2025: Receita abre consulta a lote residual HOJE (24)

O depósito vai ocorrer na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração, dia 31

- Anúncio -

A Receita Federal abre a consulta nesta sexta-feira (24) a mais um lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Todavia, o dinheiro cairá na conta no próximo dia 31 de outubro. 

Esse lote contempla restituições de declarações de 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário das 248.894 restituições ocorrerá ao longo do dia 31 de outubro, no valor total de R$ 602.957.179,71. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Quem vai receber neste lote?

Do montante total, R$ 349.309.998,40 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que corresponde a:

  • 6.627 restituições para idosos acima de 80 anos, 
  • 36.714 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 
  • 5.040 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave 
  • 10.871 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Além disso, 158.775 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX. 

Foram contempladas ainda 30.867 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição?

A consulta para saber se você está neste lote será liberada sexta-feira, dia 24 de outubro. Para verificar se a sua restituição está programada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

No site, basta ir na seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Pelo aplicativo, disponível para smartphones e tablets, a consulta é igualmente simples.

O que fazer com o dinheiro?

Para muitos brasileiros, a restituição do Imposto de Renda é um respiro no orçamento. Especialistas em finanças pessoais recomendam que o valor seja utilizado, prioritariamente, para quitar dívidas com juros altos, como as do cartão de crédito ou cheque especial.

Se não houver dívidas urgentes, a sugestão é investir o dinheiro, seja em uma reserva de emergência ou em aplicações de baixo risco. Outra opção é utilizá-lo para realizar algum planejamento financeiro de longo prazo, como uma reforma na casa, a compra de um bem ou até mesmo um curso de capacitação.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado