A Receita Federal já bateu o martelo. O primeiro pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2024 será realizado no dia 31 de maio. Milhões de brasileiros aguardam ansiosos pela possibilidade de receber o saldo já neste primeiro dia de liberações.
Mas o fato é que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda neste ano de 2024 poderá receber a restituição logo no primeiro lote. Por isso, é importante checar para saber se você está entre as pessoas que foram selecionadas para este primeiro recebimento.
Não é necessário sair de casa para realizar esta verificação. A consulta pode ser feita de maneira remota através do site oficial da Receita Federal. Basta inserir dados pessoais como o CPF, a data de nascimento, e o ano da declaração.
Confira o passo a passo para realizar a consulta:
- Acesse o site do governo federal, na aba ‘Consultar restituição de imposto de renda’;
 - Digite o número do seu CPF;
 - Digite a data de nascimento;
 - Selecione o ano em exercício. Neste caso, selecione a opção ‘2024’.
 
Lista de preferência
É importante saber que a Receita Federal precisa atender a uma série de critérios para definir quem pode receber a restituição primeiro. Antes de mais nada, é preciso levar em consideração as leis atuais, que dão preferência para determinados grupos de cidadãos.
Mas para além disso, a Receita costuma dar prioridade para as pessoas que declaram o Imposto de Renda mais cedo. Em regra geral, só vai poder receber a restituição na primeira data as pessoas que declararam o IR até a última sexta-feira (10).
A lista completa de prioridades para a restituição é esta:
- idosos acima de 80 anos;
 - idosos entre 60 e 79 anos;
 - contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
 - contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
 - contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
 
Datas da restituição
Ao longo do ano, a Receita Federal deverá realizar os pagamentos da restituição em cinco datas diferentes. Como dito, a primeira delas acontece já neste próximo dia 31 de maio. Abaixo, você pode conferir o calendário completo:
- 1° lote – 31/05;
 - 2° lote – 28/06;
 - 3° lote – 31/07;
 - 4° lote – 30/08;
 - 5° lote – 30/09.
 
Imposto de Renda
Em 2024, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda foi iniciado no último dia 15 de abril, e deve seguir aberto até o dia 31 de maio. Para os contribuintes do estado do Rio Grande do Sul, que passa pelo maior desastre ambiental de sua história, o prazo de envio seguirá aberto até 31 de agosto.