PIS ano-base 2022 já tem data de pagamento? Confira!
Para ter direito é preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada, no ano-base

Em 2023, o governo liberou o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. Muitos trabalhadores acreditam que o abono referente ao ano-base 2022 vai ocorrer agora no segundo semestre. Porém, isso não vai acontecer. O pagamento só deve ocorrer no ano que vem.
Para ter direito ao benefício é preciso no ano-base trabalhar ao menos 30 dias, além de ter recebido no máximo até dois salários mínimos por mês também no ano-base. E inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Quando será liberado o calendário PIS ano-base 2022?
Se não houver mudanças, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2022 deverá ocorrer a partir de fevereiro de 2024. Isso significa que não teremos mais nenhuma nova rodada de pagamentos este ano.
O único pagamento em 2023 que esteja no cronograma, foi referente a valores retroativos que não foram retirados no calendário ano-base 2021.
Requisitos para receber o PIS
A Caixa Econômica é quem libera o dinheiro para os trabalhadores da iniciativa privada. Os requisitos são os seguintes:
Ter recebido até dois salários mínimos por mês;
Tinha carteira de trabalho assinada;
Exerceu atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano;
Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Tinha os dados atualizados pelo empregador na Rais.
Como consultar o PIS?
Os trabalhadores de empresas privadas poderão consultar o PIS através do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Siga o passo a passo:
Faça o login no app do Meu INSS via gov.br;
Se não tiver conta, crie uma com seus dados pessoais;
Ao entrar na plataforma, vá no canto superior da tela para ver os detalhes do PIS;
Será possível verificar todas as informações sobre o PIS e também há opção de tirar dúvidas.
Valor do PIS
O valor do abono salarial é de acordo com o salário mínimo vigente. Atualmente é de R$ 1.320 e os valores pago hoje serão abaixo do ano que vem. Veja a tabela com a quantidade de meses trabalhados e respectivos valores em 2023:
1 mês trabalhado – R$ 110,00;
2 meses trabalhados – R$ 220,00;
3 meses trabalhados – R$ 330,00;
4 meses trabalhados – R$ 440,00;
5 meses trabalhados – R$ 550,00;
6 meses trabalhados – R$ 660,00;
7 meses trabalhados – R$ 770,00;
8 meses trabalhados – R$ 880,00;
9 meses trabalhados – R$ 990,00;
10 meses trabalhados – R$ 1.100,00;
11 meses trabalhados – R$ 1.210,00;
12 meses trabalhados – R$ 1.320,00
