sexta-feira,
30 de janeiro de 2026

Abono salarial já tem data para liberação dos valores

No entanto, por essa data cair em um domingo, a transferência foi remanejada para o primeiro dia útil seguinte

Segundo o Ministério do Trabalho (MTE), aproximadamente 26,9 milhões de trabalhadores no Brasil receberão um pagamento extra, que pode equivaler a um salário mínimo, no próximo mês.

Isso se deve ao fato de que, no dia 16 de fevereiro, ocorrerão os primeiros depósitos do abono salarial do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), direcionados a aqueles que nasceram em janeiro.

O cronograma oficial previa a liberação do benefício no dia 15. No entanto, por essa data cair em um domingo, a transferência foi remanejada para o primeiro dia útil seguinte.

Os valores serão creditados na Caixa Econômica Federal para os trabalhadores do setor privado beneficiados pelo PIS, enquanto os servidores públicos, que têm acesso ao Pasep, receberão o abono através do Banco do Brasil.

É importante destacar que o PIS/Pasep referente a 2026 diz respeito ao ano-base de 2024. Portanto, apenas os trabalhadores que estiverem com atividades registradas por pelo menos 30 dias durante esse tempo terão direito ao pagamento.

Datas fixas para o calendário de pagamentos

Na mais recente encontro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que ocorreu em dezembro, a entidade não apenas estabeleceu as datas para o abono de 2026, como também implementou uma nova regra para o calendário de pagamentos.

Agora, todos os depósitos do PIS/Pasep ocorrerão no dia 15 de cada mês, o que trará maior previsibilidade aos trabalhadores. Assim, os próximos pagamentos de 2026 estão programados para as seguintes datas:

  • Nascidos em fevereiro: 15 de março
  • Nascidos em março e abril: 15 de abril
  • Nascidos em maio e junho: 15 de maio
  • Nascidos em julho e agosto: 15 de junho
  • Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
  • Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto

Os valores liberados poderão ser sacados até o dia 30 de dezembro. Se não forem retirados até essa data, os recursos retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador