quarta-feira,
11 de fevereiro de 2026

Paraná: Idosos podem morar em condomínio popular, saiba como

Vale lembrar que esse sistema é implementado no estado do Paraná, por meio de um programa estadual de moradia assistida

Neste ano, pessoas com 60 anos ou mais terão a oportunidade de se cadastrar para residir em condomínios públicos dedicados à terceira idade. O benefício é que o custo mensal chega a apenas 15% do valor do salário mínimo.

Esse sistema é implementado no estado do Paraná, por meio de um programa estadual de moradia assistida. O programa envolve aluguel social, infraestrutura adaptável e suporte social.

Condomínio para idosos com aluguel de 15% do salário mínimo

Este programa estadual estabelece condomínios destinados exclusivamente a idosos, oferecendo residências térreas que são acessíveis e disponibilizam áreas comuns para convívio social.

O valor do aluguel representa 15% do salário mínimo em vigor. Isso significa que, na prática, o valor mensal fica em torno de R$ 243,5 (considerando o salário de 2026), sem a necessidade de financiamento ou aquisição do imóvel.

O projeto é desenvolvido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e atende tanto idosos que vivem sozinhos quanto casais. Além disso, as instalações são equipadas com:

  • unidades adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida;
  • áreas de convivência;
  • espaços destinados a atividades físicas;
  • apoio da rede municipal de assistência social.

Até 2026, o estado já terá disponibilizado oito condomínios e está em processo de implementação de novos projetos em várias cidades.

Quem pode se candidatar para viver no condomínio para idosos? Para se inscrever, o interessado deve atender a todos os critérios estabelecidos pelo programa.

Requisitos

  • ser maior de 60 anos;
  • não ter propriedade de imóvel;
  • residir no município onde o condomínio já existe ou será construído;
  • possuir uma renda mensal de até seis salários mínimos;
  • ser um idoso solitário ou um casal de idosos.

Além disso, a seleção leva em conta uma avaliação social realizada em colaboração com a Cohapar.

Assim, mesmo aqueles que cumprem os requisitos precisam passar por uma análise socioeconômica antes de serem convocados.

Pagamento do aluguel

O residente deve pagar mensalmente um valor correspondente a 15% do salário mínimo.

Esse valor não confere direito à compra do imóvel.

Portanto, trata-se de um aluguel social permanente, focado exclusivamente na moradia assistida da população idosa, possibilitando que os idosos mantenham uma renda disponível para despesas com saúde, alimentação e transporte.

Se inscrever para o condomínio para idosos em 2026

O processo de inscrição não é automático. Por isso, os interessados devem:

  • buscar a prefeitura do município que participa do programa ou o setor local de habitação;
  • fazer o cadastro habitacional municipal;
  • fornecer documentos pessoais e comprovantes de renda;
  • aguardar a análise e a chamada de acordo com a disponibilidade de vagas.

Adicionalmente, o cadastro pode ser monitorado através do sistema da Cohapar. No site, é possível encontrar informações mais detalhadas sobre o programa e sobre como participar.

É importante mencionar que cada município abre inscrições baseadas no cronograma das obras.

Cidades

Até 2026, o programa já terá implantado unidades em localidades como:

  • Ponta Grossa;
  • Guarapuava;
  • Cornélio Procópio;
  • Campo Mourão;
  • Arapongas;
  • Foz do Iguaçu;
  • Jaguariaíva;
  • Prudentópolis.

Novos condomínios estão sendo desenvolvidos em outros municípios do estado.
Em 2026, será estabelecido um condomínio voltado para pessoas idosas, onde o aluguel corresponderá a 15% do salário mínimo.

Essa iniciativa se apresenta como uma verdadeira opção para indivíduos com 60 anos ou mais que não possuem propriedades e que enfrentam desafios para arcar com os custos de aluguéis no mercado convencional.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador