domingo,
14 de dezembro de 2025

Temendo desgaste, Bolsonaro fala em aumento de salário na TV

Candidato do PL disse que vai dar aumento real do salário mínimo e aumentar a isenção do imposto de renda no próximo ano. Veja detalhes

Dias depois de o jornal Folha de São Paulo revelar que o Ministro da Economia, Paulo Guedes estaria estudando a possibilidade de desindexar o salário mínimo da inflação passada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu agir. Em sua propaganda eleitoral na TV, o candidato disse que pretende dar aumento real do salário mínimo.

Além disso, Bolsonaro também indicou que deve elevar o grupo de isenção para o Imposto de Renda. Segundo a proposta, trabalhadores que ganham até R$ 6 mil ficariam livres da cobrança. Tratam-se de propostas que não foram colocadas em prática pelo presidente durante os seus quatro anos de governo até aqui.

No programa na TV, Bolsonaro culpa o PT pelos “rombos deixados nas aposentadorias”. A propaganda insinua ainda que apenas com Bolsonaro, os aposentados teriam alguma segurança nos pagamentos dos seus benefícios.

A série de propostas é feita logo depois que alguns trackings internos do PL teriam mostrado uma oscilação negativa nas intenções de voto do presidente.

Nas eleições de 2018, o então candidato Bolsonaro disse que poderia aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda caso fosse eleito. O presidente subiu ao poder em 2019, mas não colocou a ideia em prática. Em entrevista recente, ele disse que a pandemia atrapalhou os planos e a realização das promessas.

O aumento real do salário mínimo, no entanto, não é dado desde 2019, ou seja, desde antes da pandemia do coronavírus, que chegou ao Brasil apenas em 2020.

De todo modo, Bolsonaro segue afirmando que vai passar a dar aumento real para todos os trabalhadores já a partir de 2023, mesmo que a indicação de aumento desta magnitude não esteja explicitada no plano de orçamento enviado pelo governo ao Congresso Nacional.

O que é aumento real do salário mínimo

De acordo com a Constituição Brasileira, o Governo Federal é sempre obrigado a elevar o valor do salário mínimo todos os anos. Este aumento pode ser real, ou pode obedecer apenas a inflação.

Quando o aumento tem como base apenas a inflação, significa que a elevação acontecerá de acordo com o preço dos produtos. A ideia aqui é impedir apenas que o cidadão perca o poder de compra.

Sabe quando alguém diz que “não adianta subir salário, se os produtos sobem de preço também”? É justamente o que acontece. O ditado popular está apenas representando um aumento do salário apenas pela inflação.

Um aumento real de salário mínimo é aquele que é dado acima da inflação. Neste caso, o cidadão vai sentir a diferença da elevação, já que ela cresce em um ritmo maior do que aquele registrado nos produtos.

No final das contas, quando o cidadão recebe o salário mínimo com aumento real, ele vai poder comprar mais itens quando entra em um mercado, por exemplo.

Nos últimos anos, o governo do presidente Jair Bolsonaro vem optando por dar o aumento apenas pela inflação.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador