1° lote de restituição do IR 2024: Receita abre consulta essa semana!

Pagamento ocorre somente no dia 31 de maio
- Anúncio -

Se você entregou sua declaração de Imposto de Renda (IR) logo no início da abertura do prazo já pode ser um dos contemplados no primeiro lote. Isso porque a Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 10h,  a consulta ao primeiro lote de restituição 2024. 

O pagamento será creditado somente no dia 31 de maio na conta que o contribuinte indicou ao submeter a declaração

Quem recebe a restituição do IR no 1º lote?

Os primeiros na fila para receber a restituição do Imposto de Renda são os contribuintes que se enquadram no grupo prioritário, que inclui:

  • Contribuintes com 80 anos ou mais;
  • Indivíduos com mais de 60 anos;
  • Contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave;
  • Pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Residentes do Rio Grande do Sul afetados por inundações;
  • Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que solicitaram a restituição via PIX.

Após as prioridades legais, as restituições serão pagas conforme a opção escolhida. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via Pix – desde que o CPF seja o mesmo – até 15 de maio também terão prioridade.

Finalmente, a ordem de restituição será determinada pela data de envio da declaração. Quem enviou primeiro, recebe primeiro (veja abaixo o calendário completo de restituição do IR 2024).

Para aqueles que já enviaram, é crucial monitorar o lote da restituição, não apenas para se programar para quando o dinheiro for depositado. 

A consulta do Imposto de Renda nos canais da Receita permite acompanhar a situação da declaração para verificar se há pendências ou se você foi pego na malha fina. Isso também ajuda a evitar surpresas ou o hábito clássico de gastar o dinheiro que ainda não foi depositado na conta.

Como consultar a restituição?

Para conferir se seu nome está neste primeiro lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. 

A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

Assim, a Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones. Este possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como será feito o pagamento?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). 

Dessa forma,  o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida. Pode ser pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis