Golpistas usam nome da Receita Federal em golpe do Imposto de Renda
O tipo de golpe utilizado é phishing e rouba dados pessoais e financeirosCom a temporada de entrega do Imposto de Renda 2025 em pleno vapor, a Receita Federal volta a alertar para a reedição de um golpe já aplicado anteriormente, que utiliza seu nome e identidade visual para enganar os cidadãos.
O nome da Receita Federal está em evidência na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de mensagens, e criminosos se aproveitam dessa visibilidade para aplicar golpes que, mesmo já conhecidos, podem fazer novas vítimas.
Criminosos estão novamente enviando cartas fraudulentas intituladas “Intimação para regularização de dados cadastrais“, com o logotipo da Receita Federal, induzindo o destinatário a acessar um site falso.
Portanto, a instrução é deletar a mensagem. Veja como é o procedimento.
Como é o golpe do IR
Os golpistas utilizam correspondências físicas, enviadas pelos Correios, que simulam uma comunicação oficial da Receita Federal.
Essas cartas contêm instruções para que o contribuinte acesse um endereço eletrônico que não pertence à Receita, com o objetivo de obter dados fiscais e bancários das vítimas.
Orientações da Receita Federal
A Receita orienta aos cidadãos que ignorem este tipo de mensagens, não cliquem em links e nem façam download de qualquer arquivo.
Além disso, proceda da seguinte forma:
- Desconfie de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados.
- Nunca forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.
- Para consultas, regularizações e alterações cadastrais, utilize exclusivamente o site oficial da Receita Federal.
- O atendimento está disponível por meio do e-CAC.
- Se tiver dúvidas quanto ao seu cadastro na Receita Federal, acesse: www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf e faça a consulta no site oficial de forma segura antes de qualquer outra ação.
Outro golpe com o nome da Receita Federal
Infelizmente essa não é a primeira vez que bandidos utilizam o nome da Receita Federal para aplicar golpes. Golpistas também enviam mensagens de e-mails informando que a pessoa poderia cair na malha fina devido a informações inconsistentes.
Para dar mais veracidade ao golpe, os criminosos também utilizam a marca da Receita Federal. O que induz muitos cidadãos de bem a cair na armadilha. Tenha cuidado!