Imposto de Renda: conheça o número que decepcionou a Receita Federal

Número de declarações do Imposto de Renda que foram enviadas dentro do prazo exigido ficou abaixo do esperado pela Receita Federal

Se encerrou na última sexta-feira (31) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda para este ano de 2024. Quem não enviou a documentação dentro do prazo, pode seguir enviando, mas terá que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165.

“A multa por atraso na entrega, ela é mensal. Ela vai aumentando a cada mês. Então é importante que a pessoa regularize logo, apresente logo essa declaração, para não ficar mais caro, cada vez que passa. A multa é de 1% do imposto devido, chegando até a 20%, mas no mínimo é de R$ 165”, disse a Receita Federal.

O número total de envios de declarações do Imposto de Renda para este ano de 2024 não foi pequeno, mas ficou abaixo do que estava sendo esperado pela Receita Federal. Ao todo, 42.421,153 pessoas enviaram a documentação dentro do prazo.

A expectativa geral do Fisco era receber 43 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo neste ano de 2024. Mas há um motivo para que esta situação tenha acontecido.

O caso do Rio Grande do Sul

Destaques sobre *** por e-mail

Por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, e que deixaram um rastro de destruição em várias cidades, a Receita Federal decidiu aumentar o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda para os gaúchos.

Os contribuintes que residem no Rio Grande do Sul podem enviar as suas declarações do Imposto de Renda até o próximo dia 30 de agosto. Com esta indicação, é natural imaginar que o número total de declarações enviadas dentro do prazo ainda deve aumentar.

“Com a prorrogação do prazo para entrega da declaração em 399 municípios do Rio Grande do Sul afetados pela calamidade das chuvas, parte dos contribuintes ainda poderão entregar no prazo.  A expectativa é que cerca de 700 mil gaúchos ainda apresentem a declaração no novo prazo”, afirmou, por nota, a Receita Federal.

Caso todos estes gaúchos enviem as suas declarações do Imposto de Renda dentro do novo prazo estipulado, o número total de declarações deve ultrapassar a marca dos 43 milhões, assim como previu a Receita Federal inicialmente.

Restituição do Imposto de Renda

Vale lembrar que a Receita Federal já iniciou o processo de liberação da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2024. O primeiro lote, aliás, foi liberado ainda na última sexta-feira (31). Abaixo, você pode conferir as datas dos pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio de 2024 (já pago);
  • 2º lote: 28 de junho de 2024;
  • 3º lote: 31 de julho de 2024;
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis