Imposto de Renda: declarar antes ou aguardar? O que dizem especialistas
Há vantagens para as pessoas que declaram o Imposto de Renda mais cedo. Mas também há pontos positivos para quem declara mais tarde. VejaDesde o último dia 15 de março, contribuintes de todo Brasil podem enviar as suas declarações do Imposto de Renda. Segundo informações da Receita Federal, os cidadãos têm até o próximo dia 31 de maio para enviar as documentações. Caso contrário, eles podem ter que pagar uma multa.
Mas afinal de contas, é melhor enviar a declaração logo nas primeiras datas, ou esperar para enviar na reta final. Especialistas defendem que não há uma resposta definitiva para esta pergunta, justamente porque há vantagens e desvantagens para as duas escolhas.
Abaixo, separamos uma lista de pontos positivos para as pessoas que decidem declarar o Imposto de Renda mais cedo e para aqueles que querem declarar mais tarde. Veja abaixo:
Vantagens de declarar mais cedo
O cidadão que declara o Imposto de Renda logo nos primeiros dias tem naturalmente mais chances de receber possíveis restituições logo nos primeiros lotes.
Além disso, o cidadão que envia a declaração mais cedo também terá mais tempo para conseguir consertar possíveis erros. Vale lembrar que mesmo depois do envio da documentação, o indivíduo vai poder fazer alterações caso perceba que enviou algum dado errado.
O cidadão também pode aproveitar que tem mais tempo para alterar o modelo de envio de declaração simplificada para completa.
Quem declara o Imposto de Renda mais cedo também foge de possíveis inconsistências no site oficial da declaração. É possível que muita gente deixe para declarar de última hora, e o cidadão não consiga realizar o envio justamente por causa de uma instabilidade no sistema.
Vantagens de declarar mais tarde
De todo modo, ao contrário do que se pensa, também existem algumas vantagens de declarar o Imposto de Renda mais tarde. O cidadão que deixa para os últimos dias, conta com mais tempo para retirar possíveis dúvidas.
Quem tem imposto a restituir também poderá receber um valor maior, considerando as variações da taxa Selic. No ano passado, por exemplo, quem esperou mais um pouco acabou recebendo os valores a partir de uma taxa Selic mais robusta.
Além disso, as pessoas que não são obrigadas a declarar o Imposto de Renda este ano, mas mesmo assim querem participar do processo, podem esperar mais um pouco para entender se elas terão direito a algum tipo de restituição.
Imposto de Renda
Este ano, a Receita Federal espera receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda. Caso a projeção se confirme, seria um recorde histórico de recebimentos.