Imposto de Renda: números da malha fina em 2024 surpreendem Fisco

Receita Federal anunciou novos números sobre a malha fina no processo de declaração do Imposto de Renda. Veja detalhes

Você já declarou o seu Imposto de Renda este ano? De acordo com informações da Receita Federal, brasileiros de todas as regiões do país já podem enviar as suas declarações desde o último dia 15 de março. Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para concluir o envio.

De acordo com informações da Receita Federal, entre as declarações que foram enviadas, ao menos 865 mil caíram na malha fina. Isso ocorre quando contribuinte envia a declaração do Imposto de Renda com algum erro identificado pelo Fisco.

O número de declarações que caíram na malha fina leva em consideração os dados computados pelo Fisco até o último domingo (17). Assim, é possível entender que a quantidade de pessoas que caíram neste processo neste momento é maior agora.

Queda nos números

Embora os números apresentados assustem, o fato é que a Receita Federal avalia que a porcentagem de pessoas que têm caído na malha fina nos últimos anos vem caindo. 

Destaques sobre *** por e-mail

“Essa redução é fruto da autorregularização espontânea, através da consulta ao Extrato do Processamento (pela página da Receita ou pelo app Receita Federal)”, ressaltou a Receita, em nota enviada a veículos de imprensa.

Declaração do Imposto de Renda

Os dados oficiais da Receita Federal indicam que pouco mais de 11,5 milhões de pessoas já enviaram as suas declarações do Imposto de Renda neste ano de 2024. Por este número, é possível notar que o número de pessoas que caíram na malha fina corresponde a 7,5% do universo total.

Vale lembrar que a Receita Federal espera receber algo em torno de 46 milhões declarações do Imposto de Renda até o final do prazo.

Embora a janela de envio da declaração do Imposto de Renda seja maior este ano, a grande dica dos contadores é não deixar para enviar o documento no final do prazo.

Enviar mais cedo aponta para uma série de vantagens como receber uma restituição mais cedo. Além disso, quem declara antes também tem mais tempo para resolver possíveis, como uma queda na malha fina, por exemplo.

Restituição do Imposto de Renda

Vale sempre lembrar que o cidadão que cai na malha fina perde o direito de receber uma restituição, mesmo que o seu imposto pago dê este direito. Assim, para receber o saldo, será preciso consertar o erro o quanto antes.

A Receita Federal, aliás, já divulgou o calendário completo de pagamentos da restituição do Imposto de Renda para este ano de 2024. Veja abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio.
  • 2º lote: 28 de junho.
  • 3º lote: 31 de julho.
  • 4º lote: 30 de agosto.
  • 5º lote: 30 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis