Imposto de Renda: quem tem direito à restituição? Veja calendário 2022
Quem tem direito à restituição do imposto de renda? Esse termo nada mais é do que devolver o valor que foi pago pelo imposto de renda à vista ou parcelado que já havia sido tributado ou então, que não tinha a obrigação de ser pago – como acontece com os idosos e pessoas acima de 60 anos que não pagam mais o IRPF. Em suma, a declaração já está podendo ser entregue e a União em parceria com a receita federal até mesmo divulgou o calendário de restituições para o ano de 2022 começando a partir do da 31 de maio e indo até o dia 30 de setembro com a adição de juros que podem variar de acordo com a taxa Selic e a Inflação.
- Lote 1: podem receber de volta o valor que foi pago no dia 31 de maio;
- Lote 2: podem receber de volta o valor que foi pago no dia 30 de junho;
- Lote 3: podem receber de volta o valor que foi pago no dia 30 de julho;
- Lote 4: podem receber de volta o valor que foi pago no dia 31 de agosto.
- Lote 5: podem receber de volta o valor que foi pago no dia 30 de setembro.
Para saber se tem direito ao valor de volta, basta acessar o portal do ECAC e informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto à senha. Por lá, deve receber uma notificação com o nome “na fila de restituição”, basta clicar sobre ela para saber quando o seu valor deve estar disponível para transferência para a conta bancária de sua preferência.
Malha fina do imposto de renda
Até o momento, já é estimado que ao menos 600 mil brasileiros tenham caído na malha fina do IRPF e que, devido a isso, tenham que pagar multas que podem chegar a cerca de 150% sobre o valor que deveria ter sido declarado.