Por que Imposto de Renda beneficia aos Super-ricos e prejudica pobres?
IMPOSTO DE RENDA: Os dados que foram liberados recentemente pelo portal da Oxfam Brasil mostram que o Brasil conta com ao menos 20 super ricos que têm renda acima da escala do bilhão e que juntos somam o valor que é obtido anualmente por mais de 128 milhões de brasileiros. E, de acordo com o mesmo estudo, ao menos 70% da renda deles não é tributada como deveria. Enquanto contam com deduções maiores, os pobres devem pagar mais impostos.
A pesquisa ainda informou que o Brasil é o segundo país com o maior volume de desigualdade e conta com as taxas mais elevadas de tributação, sempre favorecendo os grupos de super ricos prejudicando os mais pobres. Além disso, apesar do excesso de cobranças de tributos, é o país que menos retorna para os seus moradores e cidadãos.
A arrecadação do ano de 2021 foi recorde e, mesmo assim, o Ministério da Cidadania realizou uma série de cortes que se tratavam de direitos dos cidadãos como os investimentos no INSS e em instituições públicas que garantem o ensino gratuito e de qualidade, permitindo que os grupos de pessoas que não possuem chances de pagar o curso de graduação consigam ingressar dependendo da nota que foi obtida no vestibular ou ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
O portal Jota se manifestou sobre o assunto e afirmou que em um país em que ao menos 55% de toda a população se encontra com insegurança alimentar ou com receio do desemprego, é suspeito que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifeste sobre a situação para que haja uma nova análise sobre como deverá ser a tributação do imposto de renda durante os próximos anos. Os textos estão estagnados e os pobres são os mais prejudicados.