Imposto de Renda: veja novidades da declaração em 2024

Contribuinte pode enviar a sua declaração do Imposto de Renda desde o dia 15 de abril. Veja todas as novidades sobre o processo deste ano

Mais de 17 milhões de brasileiros de todas as regiões do país já enviaram a sua declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. Contudo, o fato é que a grande maioria das pessoas ainda não enviou a sua documentação.

Seja por falta de informação, ou de tempo, o fato é que estas pessoas querem saber quais são as grandes novidades sobre o processo de declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024. Por isso, listamos os principais pontos abaixo.

Novidades sobre o Imposto de Renda em 2024

O prazo de declaração

Uma das principais novidades sobre o processo de declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024 é que ele tem um prazo maior do que o registrado em anos anteriores. De acordo com a Receita Federal, o contribuinte pode enviar a documentação desde 15 de março, e poderá fazer isso até 31 de maio.

Destaques sobre *** por e-mail

Este prazo foi o mesmo utilizado no ano de 2023, e será o mesmo utilizado nos anos seguintes. O Fisco argumenta que aumentou o período de declaração para evitar que mais pessoas deixem de declarar o documento.

Declaração pré-preenchida

Outra novidade deste ano é a utilização da declaração pré-preenchida. Trata-se de um sistema que já vinha sendo utilizado nos anos anteriores, mas que agora ganha ainda mais força entre os contribuintes.

A declaração pré-preenchida é um documento que já conta com uma série de informações sobre a sua documentação. Assim, o cidadão vai perder menos tempo com o processo de preenchimento. Basta apenas conferir os dados presentes e atualizar o que for necessário.

Prioridade na restituição

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a Receita Federal também promete dar prioridade no processo de restituição do Imposto de Renda para alguns grupos. Quem declara mais cedo, por exemplo, tem mais chances de receber uma restituição também mais cedo.

Esta mesma prioridade também é dada para as pessoas que optam por receber a restituição por meio do Pix. De acordo com o Fisco, estes cidadãos também têm mais chances de receber o saldo logo nas primeiras datas.

A primeira liberação da restituição do Imposto de Renda deste ano está marcada para o dia 31 de maio. Ao todo, a Receita deverá liberar cinco datas de repasses no decorrer dos próximos meses. Abaixo, você pode conferir o detalhamento de datas:

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Ao todo, a Receita Federal espera receber mais de 44 milhões de declarações do Imposto de Renda.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis