Imposto de Renda: veja quando Receita vai liberar o 4º lote da restituição

Receita Federal já divulgou detalhes sobre o processo de consulta e pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda. Veja o que se sabe
- Anúncio -

Há algumas semanas, a Receita Federal realizou o pagamento do 3° lote da restituição do Imposto de Renda. Milhões de brasileiros de todas as regiões do Brasil puderam receber o saldo em suas contas. Agora, os contribuintes que ainda não receberam o seu saldo querem saber quando será a próxima oportunidade.

De acordo com informações divulgadas pelo próprio Fisco, o 4º lote da restituição do Imposto de Renda desse ano de 2024 será pago no próximo dia 30 de agosto. Estamos falando, portanto, do último dia útil desse mês.

Antes disso, a Receita Federal deverá abrir a consulta aos dados do 4º lote da restituição do Imposto de Renda. Como de costume, essa verificação poderá ser feita 7 dias antes do pagamento oficial. Assim, já a partir do próximo dia 24 de agosto, os contribuintes poderão realizar a consulta.

Grupos prioritários

Assim como ocorreu nos meses anteriores, a Receita Federal deverá liberar o 4º lote da restituição do Imposto de Renda com base em um grupo de prioridade. Isso significa que, por lei, algumas pessoas terão prioridade no processo de pagamento do saldo.

Abaixo, você pode conferir de quais grupos estamos falando:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida;
  • Contribuintes não prioritários. 

Calendário da restituição

Em 2024, a Receita Federal está liberando a restituição do imposto de renda em cinco lotes diferentes, que estão sendo pagos no decorrer do ano. Os três primeiros desses lotes já foram liberados para os contribuintes.

Ainda em 2024, outros dois lotes regulares serão liberados. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado:

  • Primeiro lote: 31 de maio (já pago);
  • Segundo lote: 28 de junho  (já pago);
  • Terceiro lote: 31 de julho  (já pago);
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

É importante deixar claro que nem todo mundo que declarou imposto de renda em 2024 pode receber a restituição. Esse valor é liberado apenas nos casos em que o imposto pago é maior do que o imposto devido.

A restituição do Imposto de Renda também não será liberada para as pessoas que caíram na chamada malha fina. Nesse caso, é preciso que o cidadão regularize a sua situação junto ao Fisco para voltar a se tornar elegível ao recebimento desse saldo. 

Ao todo, mais de 40 milhões de pessoas declararam o Imposto de Renda neste ano de 2024.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis