IR 2023: 5° e último lote será pago no ainda este mês. Confira!!

Quem não receber provavelmente caiu na malha fina. Entenda

A Receita Federal abre na sexta-feira (22), a partir das 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda de Pessoa Física). O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento só ocorrerá no dia 29 de setembro. Para saber se está ou não neste lote, o contribuinte deverá entrar no site da Receita.

Lá, basta que ele clique em “Meu Imposto de Renda” e, na sequência, no campo “Consultar a Restituição”. 

Neste ambiente, é possível fazer a consulta simplificada ou completa da conjuntura da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC.

Segundo a Receita, “se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”.

Destaques sobre *** por e-mail

Os pagamentos das restituições seguem sempre uma regra de prioridade que conceitua as seguintes pessoas:

  •  Os idosos acima de 80 anos; 
  • Os idosos com idade igual ou superior a 60 anos; 
  • Contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave; 
  • Contribuintes cuja maior renda seja o magistério; 
  • Quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou por receber por PIX;
  • Demais contribuintes.

Nos três primeiros lotes, pagos nos meses de julho, junho e maio, o montante destinado aos 14,8 milhões de contribuintes chegou na casa de R$,22,5 bilhões.

É importante destacar que neste ano, a Receita Federal recebeu 41.151.515 declarações de IRPF, superando a estimativa do órgão, que era de 39,5 milhões de documentos.

Malha fina

Malha fina é uma expressão que significa dizer que a Receita Federal identificou alguma inconsistência nas informações da declaração e, por isso, o documento fica retido para uma análise mais aprofundada, impossibilitando que o contribuinte receba a restituição, se houver. 

O contribuinte fica ciente de que caiu na malha fina pela própria Receita Federal, através do envio de uma notificação. O órgão avisa que há a necessidade de verificar inconsistências. 

As incoerências podem ocorrer por vários motivos, desde erros de digitação na hora de preencher o documento até por omissão de dados, principalmente quando o contribuinte pretende aumentar o valor de dedução do imposto devido ou aumentar a restituição. 

Se seu nome não estiver neste último lote, com certeza a Receita encontrou algum erro. Consulte a página do órgão.

Datas dos lotes do IR 2023:

    • 1º lote: 31 de maio 
    • 2º lote: 30 de junho 
    • 3º lote: 31 de julho 
    • 4º lote: 31 de agosto
    • 5º lote: 29 de setembro
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis