IR 2023: como faço para obter a declaração pré-preenchida?
Quem entregar por este meio pode ter prioridade de restituição do IRDe acordo com a Receita Federal, as Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) seguem até 31 de maio. A nova data se deu para que todos possam usufruir da praticidade da declaração pré-preenchida, recurso que já existe desde 2014.
A declaração pré-preenchida já vem com dados referentes ao ano anterior, fornecidos pelo próprio contribuinte, como informações sobre rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Outros dados são obtidos de declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
Para estimular o cidadão a usar o recurso, o fisco avisa que quem fizer a declaração pré-preenchida e solicitar a restituição via Pix (desde que seja o número do CPF) terá prioridade na restituição.
Todavia, não basta logar e enviar. A conferência é responsabilidade do contribuinte. Quer saber mais informações? Acompanhe!
Como usar a Declaração pré-preenchida
A modalidade pré-preenchida está disponível em todas as plataformas de entrega de declaração. Os dados são importados no programa para computador; aplicativo “Meu Imposto de Renda”, para celular e tablet; e preenchimento on-line direto no site da Receita.
Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter acesso ao sistema gov.br. O contribuinte precisa ter nível de segurança “prata” ou “ouro”. Veja aqui mais orientações sobre o acesso ao gov.br.
O programa do IR 2023 já encontra-se disponível. Quem usar o programa no computador, pode optar pela declaração pré-preenchida já na tela inicial.
- Abra o IRPF2023, clique em “Nova” e, depois, escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida”.
- Em seguida, confirme se a declaração é “própria” ou se você vai fazer a declaração de outra pessoa, “por procuração”.
- O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte.
- Ao clicar em “Sim”, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha.
- Após a confirmação no site gov.br, retorne ao programa do IR 2023 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.
Conta Gov.br
Desde 2022, este recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, categorias com maior nível de segurança. Cabe ao cidadão confirmar os dados ou alterar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam do formulário pré-preenchido.
Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
No ano passado, foram entregues 2.323.269 declarações pré-preenchidas. Em 2021, esse número era de aproximadamente 400 mil. Este ano, a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações dentro do prazo estipulado.
Segundo a instituição, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes.