IR 2023: como saber se caí na malha fina deste ano?
Prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda se encerrou no último dia 31 de maio. Veja como saber se você caiu ou não na chamada malha finaNo último dia 31 de maio, a Receita Federal encerrou oficialmente o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda para este ano de 2023. Desde então, todas as pessoas que enviaram a documentação querem saber se caíram ou não no sistema da temida malha fina. Mas existe uma maneira de descobrir esta informação?
O que é a malha fina?
Antes de mais nada, é importante saber o que de fato é a malha fina. Este é um termo utilizado pela Recita Federal para definir uma espécie de limbo. É neste local onde ficam as pessoas que enviaram a declaração do Imposto de Renda com algum ou alguns erros. Até que o cidadão conserte as falhas, não sairá da malha fina.
Quem está dentro deste limbo não vai conseguir, por exemplo, receber uma possível restituição. Serão cinco pagamentos de lotes este ano. Caso o indivíduo não ajuste os erros e não saia da malha fina, ele não vai poder receber o dinheiro em nenhum dos lotes de pagamentos.
A Receita Federal estima que todos os anos algo em torno de 5% a 7% das declarações do Imposto de Renda acabam caindo na malha fina.
Como realizar a consulta?
Qualquer cidadão pode consultar se está ou não na malha fina sem precisar sair de casa. Para tanto, será importante acessar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). Por este meio, o cidadão vai não apenas saber se está na malha fina, como também poderá saber qual é a pendência que precisa ser resolvida.
Veja no passo a passo:
- Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
- Faça o login;
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha” (é aqui que o cidadão saberá se caiu ou não na malha fina);
Resolvendo o problema
Considerando que você tenha caído na malha fina por causa de um erro simples na sua declaração, basta enviar a declaração retificadora.
Em casos mais graves, o cidadão também poderá receber um termo de intimação fiscal. Esta intimação poderá indicar quais são os documentos necessários para comprovar que as informações que foram repassadas na declaração do Imposto de Renda são mesmo verdadeiras.
Caso o cidadão faça a sua verificação no site do e-Cac e verifique a mensagem “Em Fila de Restituição”, basta aguardar pelo pagamento do seu lote. Abaixo, você pode conferir as próximas datas das liberações:
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.