IR 2023: lote residual da restituição já está na conta
Receita Federal confirmou que lote residual da restituição do Imposto de Renda já está na conta. Veja quem pode movimentar a quantiaA Receita Federal já depositou o valor correspondente ao lote residual da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais, o benefício foi liberado nesta terça-feira (31). Estima-se que cerca de 354 mil pessoas tenham recebido o saldo em suas contas.
Ao todo, o Fisco liberou R$ 643,3 milhões para os pagamentos deste novo lote de restituição. Podem receber o benefício as pessoas que declararam a restituição do Imposto de Renda em 2023 e em anos anteriores, e que não estavam conseguindo receber o saldo porque caíram na chamada malha fina.
Quem ainda está nesta malha, segue sem poder receber o saldo deste lote residual. Mas se o cidadão conseguiu regularizar a sua situação junto a Receita Federal, o dinheiro foi depositado em sua conta de maneira automática.
Quem pode receber
Abaixo, você pode conferir a lista completa de pessoas que foram atendidas nesta nova rodada da restituição nesta semana.
- 6.106 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.491 contribuintes com alguma deficiência física/mental ou moléstia grave;
- 16.874 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 119.040 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
- 151.560 contribuintes não prioritários.
Os pagamentos são feitos na conta, ou na chave pix, que foram informadas pelo próprio contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda este ano.
Consultando a restituição
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC”, disse o Fisco, em nota.
Se, ao realizar a consulta, o contribuinte perceber que caiu na malha fina, ele terá a possibilidade de enviar uma declaração retificadora e corrigir os erros encontrados. Caso a situação seja regularizada, ele poderá receber a restituição em um segundo momento.
Outros lotes
No decorrer deste ano de 2023, a Receita Federal já tinha liberado outros cinco lotes regulares de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Os repasses foram feitos entre os meses de maio e setembro deste ano.
Juntos, mais de 21,7 milhões de pessoas já receberam a restituição do Imposto de Renda este ano. Ao todo, a Receita já liberou mais de R$ 30 bilhões em valores pagos.