IR 2023: prazo para envio de informe acaba nesta terça, 28

Empresas, bancos e seguradoras têm até esta terça-feira (28) para enviar os informes de rendimentos. Cidadãos precisam do documento para declarar o Imposto de Renda

Empresas, bancos e corretores financeiros têm até esta terça-feira (28) para realizar o envio dos informes de rendimentos para os seus clientes e trabalhadores. A ideia é que os cidadãos usem as informações elencadas neste documento para realizar a declaração do Imposto de Renda este ano.

Para 2023, a Receita Federal decidiu que os trabalhadores podem enviar a declaração a partir do dia 15 de março, até o dia 31 de maio. Assim, é importante que as empresas, bancos e corretores financeiros enviem os informes com antecedência para que os cidadãos já tenham o documento em mãos no momento da abertura do prazo da declaração.

No caso das empresas, é importante que o empregador insira no informe todos os rendimentos do trabalhador durante o ano de 2022. Isto inclui, por exemplo, todos os salários que foram recebidos pelo cidadão, além do 13º salário e possíveis participações nos lucros da empresa.

Já os bancos e corretores financeiros precisam informar neste documento as aplicações financeiras de seus clientes no decorrer de todo o ano anterior. Nos dois casos, o informe vai servir também para que a Receita Federal apure se há algum tipo de inconsistência na declaração enviada pelo trabalhador.

Segundo a Receita Federal, as empresas que não enviarem os seus informes dentro do prazo estabelecido podem ter que pagar multas pelo atraso. O cidadão que não recebeu o documento a tempo, pode optar por usar a declaração pré-preenchida que já é baixada no computador com as informações registradas no ano passado.

Destaques sobre *** por e-mail

Informe do INSS

Trabalhadores inativos também precisam do informe de rendimento para conseguir declarar o Imposto de Renda. Segundo as informações oficiais, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o documento.

Neste caso, não é necessário sair de casa para consultar o informe. Basta acessar a sua conta no app do Meu Inss, ou no site oficial do mesmo nome. O Instituto já enviou o documento para todos os segurados que precisam realizar a declaração do Imposto de Renda.

Mais de 39 milhões de declarações do Imposto de Renda

Na manhã desta segunda-feira (27), membros da Receita Federal participaram de uma coletiva de imprensa e deram mais detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda este ano. Na projeção deles, mais de 39 milhões de documentos serão enviados.

A expectativa é que o sistema quebre o recorde de recebimentos do ano passado. Esta projeção que prevê um aumento acontece porque o país não fez mais uma vez nenhuma correção da tabela do Imposto de Renda. Assim, a tendência é que mais trabalhadores passem a  ter que quitar o tributo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis