IR 2023: Receita libera novo lote da restituição nesta sexta-feira, 30
Segundo lote da restituição do Imposto de Renda foi liberado na manhã desta sexta-feira (30). Veja como movimentar o saldo e quem pode receber o dinheiroPouco mais de cinco milhões de pessoas de todas as regiões do país já podem movimentar o dinheiro do segundo lote da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2023. O saldo que está sendo liberado pela Receita Federal nesta sexta-feira (30) também contempla restituições residuais dos anos anteriores.
Ao todo, a Receita Federal está liberando mais de R$ 7,5 bilhões para os pagamentos deste segundo lote. Em junho, o Fisco concedeu prioridade para as pessoas que estão nos chamados grupos prioritários. São eles:
- 130.088 idosos acima de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 que não possuem prioridade legal, mas que conseguiram ‘furar a fila’ por terem utilizado a opção pré-preenchida ou optado por receber via Pix.
Como receber
Desde a última sexta-feira (23), os cidadãos de todo o país já podem consultar se estão aptos ao recebimento da restituição do Imposto de Renda nesta segunda rodada de liberação. A consulta pode ser feita no site oficial da Receita Federal, ou mesmo no portal oficial do e-Cac.
Caso o seu nome esteja na lista, não é preciso fazer nenhum tipo de solicitação. Neste caso, basta consultar a conta que foi informada pelo cidadão no momento da declaração. Quem optou por receber a restituição via Pix vai receber o saldo de forma automática na mesma chave que foi informada na mesma declaração.
Caso a conta, ou a chave pix, que foi informada não exista mais ou esteja com algum problema, o dinheiro da restituição será enviado do Fisco para o Banco do Brasil. O cidadão vai precisar entrar em contato com esta instituição financeira para conseguir reaver a quantia em questão.
Não recebi a restituição
Se você não recebeu nada nem no primeiro e nem no segundo lote da restituição, também não há motivos para preocupação. A Receita Federal ainda deverá realizar outras três liberações de lotes no decorrer deste ano de 2023.
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5,1 milhões de contribuintes);
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Vale lembrar que os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda com algum erro e caíram na chamada malha fina não podem receber a restituição. Neste caso, é importante enviar uma declaração retificadora para corrigir o erro.
Depois da correção e da regularização do sistema, o cidadão voltará a ficar apto ao recebimento da restituição do Imposto de Renda.