IR 2023: seu nome ficou de fora do 1°lote? Veja o que fazer

A Receita Federal vai liberar os pagamentos em cinco lotes

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, a Receita Federal liberou a consulta ao 1° lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Seu nome não apareceu? Tenha calma! Nem tudo está perdido.

Caso o seu nome não tenha sido contemplado nesta primeira rodada, a Receita Federal irá pagar mais quatro lotes. O calendário com as próximas datas também já foi divulgado e segue até setembro.

Ainda não é hora de entrar em pânico e achar que caiu na malha fina do Imposto de Renda. Quer saber mais? Acompanhe!

O que significa cair na malha fina?

Basicamente, “cair na malha fina” significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por conta de alguns erros – sejam valores incorretos, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.

Destaques sobre *** por e-mail

Todavia, também pode acontecer da Receita Federal reter sua declaração por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.  

Os especialistas tributários afirmam que a situação é mais comum do que se pensa. Um dos principais problemas apresentados em declarações do IR são despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.

O que fazer nessas horas?

Neste caso, basta você acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e verificar a sua situação.

Clique em ‘Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), na aba ‘Processamento’ e no item ‘Pendências da Malha’. Se houver algum  erro estará apontado pela Receita e você deverá realizar a correção.

Pagamentos

O pagamento das restituições ocorre na conta bancária que o contribuinte informa na hora do preenchimento da declaração. Quem optou pelo pagamento via PIX também terá preferência na hora de receber. 

Caso o depósito não aconteça, o contribuinte pode fazer um novo agendamento pelo site da Receita Federal.

Calendário dos lotes de restituição

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis