IR 2023: veja a data da consulta ao segundo lote da restituição

Receita Federal já divulgou novos detalhes sobre a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Veja como realizar procedimento

No próximo dia 30 de junho, a Receita Federal deverá realizar o pagamento do segundo lote de liberação do Imposto de Renda. Antes disso, no entanto, o Fisco vai abrir o processo de consulta. Assim, os contribuintes poderão confirmar se foram escolhidos para esta nova rodada de pagamentos ou não.

De acordo com a Receita Federal, a consulta aos dados do segundo lote da restituição do Imposto de Renda estará liberada a partir do próximo dia 23 deste mês, ou seja, a próxima sexta-feira. O Fisco também já adiantou que a consulta será aberta por volta das 10h, uma semana antes da liberação do dinheiro na conta dos contribuintes.

Em 2023, a Receita está liberando seis lotes de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. A primeira liberação, aliás, ocorreu no último dia 31 de maio. Agora, restam apenas quatro datas de pagamentos para os contribuintes. São elas:

  • 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho;
  • 3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto;
  • 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.

Mesmo que a Receita não tenha divulgado quantas pessoas deverão receber a restituição do Imposto de Renda neste segundo lote, já se sabe que as pessoas que estão nos chamados grupos prioritários terão mais chances de seleção. A ordem de prioridade de pagamentos é esta:

Destaques sobre *** por e-mail

  • contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • idosos acima de 60;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e que pediram a restituição via PIX;
  • público em geral.

Pagamentos da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal explica que os pagamentos da restituição do Imposto de Renda devem ocorrer na conta que o próprio contribuinte indicou no momento da declaração. Se ele optou por receber o saldo via pix, receberá o dinheiro na sua chave indicada.

Se, por qualquer motivo, a conta que foi informada na declaração não existir mais, o dinheiro da restituição ficará disponível por um período de um ano no sistema do Banco do Brasil. O cidadão terá que entrar em contato com o banco para reaver a quantia.

Em 2023, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda terminou no último dia 31 de maio. Dados da Receita Federal indicam que pouco mais de 38 milhões de pessoas enviaram as suas documentações ao Fisco.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis