Receita Federal faz alerta sobre novo golpe. Veja como se proteger

Novo golpe estaria usando um e-mail falso na tentativa de enganar o maior número possível de vítimas. Veja como se proteger da fraude que está circulando

Se você receber um e-mail da Receita Federal pedindo para clicar em um link para resolver pendência relativas ao Imposto de Renda, desconfie. Segundo as informações oficiais e relatos nas redes sociais, há uma grande chance de se tratar de um golpe. É preciso ter cuidado para não se tornar mais uma vítima.

Nesta semana, a Receita Federal lançou um alerta sobre o caso. De acordo com o Fisco, os criminosos estariam usando um e-mail falso com a indicação de gov.br, para enganar mais pessoas. Eles dizem no texto que o cidadão precisa ter pressa para consertar supostos erros na declaração do Imposto de Renda.

“Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física)”, diz a mensagem do e-mail falso que está sendo enviada dos criminosos para os contribuintes. De acordo com a Receita Federal, este método de contato não é usado pelo Fisco.

“A Receita Federal ressalta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto apontando divergências em declarações por meio de links. Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda”, diz o texto.

“Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo”, seguem

Destaques sobre *** por e-mail

“Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário”, completa a Receita Federal.

Os riscos do golpe

Quem acredita no e-mail e clica no link que é enviado pelas quadrilhas que montam este e outros golpes na internet pode passar por uma série de problemas.

“Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis a pessoas mal-intencionadas”, diz a Receita.

“Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, completa.

Imposto de Renda

Para saber se existe de fato algo de errado com a sua declaração do Imposto de Renda, há caminhos oficiais que podem ser seguidos. Basta entrar no sistema do e-Cac e verificar a situação da sua conta. Neste site é possível verificar se existem pendências ou contas por pagar.

Neste ano, o prazo para a declaração do Imposto de Renda terminou no último dia 31 de maio.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis