Lotes residuais do Imposto de Renda começam a ser pagos este mês!
Quem fez retificações na declaração pode receber valores a partir de 31 de outubroComo fica a situação de quem caiu na malha fina mas também tinha direito à restituição do Imposto de Renda 2023? Existe alguma previsão de quando esse dinheiro vai cair na conta?
Sim! Com certeza! São os chamados lotes residuais. Por exemplo, quem retificou ou entregou a declaração apenas após o dia 15 de setembro estará nestes lotes.
De acordo com a Receita Federal, todos os meses são emitidos lotes residuais de restituição do Imposto de Renda.
Assim, a única diferença nesse cronograma é que, entre os meses de maio e setembro de cada ano, também são pagos os valores devidos aos contribuintes que entregaram a declaração do ano corrente e não caíram na malha fina.
Quando os lotes residuais são pagos?
O pagamento dos lotes residuais começam no mês seguinte ao do último lote dos contribuintes que declararam corretamente. Isso significa que os valores residuais começam a partir do dia 31 de outubro.
No entanto, é possível que o pagamento ocorra ainda mais para frente, caso o contribuinte demore ainda mais tempo para retificar seu documento. Contudo, os lotes podem continuar sendo pagos no ano seguinte ao da entrega da declaração. Ou seja, em 2024.
Como faço para receber a restituição?
O primeiro passo para receber a restituição é verificar o motivo pelo qual a declaração caiu na malha fina.
De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, 1,4 milhão de declarações do IR 2023 caíram na malha fina. Ou 3,1% do total de documentos enviados entre março e setembro.
Declaração Retificadora: como fazer
Após conferir os motivos que levaram a sua declaração à malha fina, é hora de corrigir os erros ou omissões e, assim, apresentar um novo documento à Receita.
Veja como fazer uma declaração retificadora.
1) Acesse o programa
2) Abra a declaração transmitida
3) Nova cópia da declaração
A seguir, o programa irá criar uma cópia da declaração retificadora na aba “Em Preenchimento.”
4) Confira a tela Identificação do Contribuinte
5) Corrija os dados errados e transmita a declaração.
6) Confira regularmente o status da declaração
Confira de tempos em tempos o status da declaração no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para verificar se está tudo certo com o processamento.