“Lula colocou o rico no Imposto de Renda”, diz Haddad

No entanto, governo ainda não conseguiu iniciar discussões em torno de uma Reforma do Imposto de Renda. Veja o que se sabe até aqui

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)  participou no final da última semana do lançamento da campanha do candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL). Ao lado de Lula, o chefe da econômica federal falou sobre mudanças realizadas pelo Governo Federal.

Na declaração de apoio a Guilherme Boulos, Fernando Haddad disse que o governo Lula estaria trabalhando para cada vez mais colocar o pobre no orçamento, e o rico no Imposto de Renda. Esse foi um dos motes da campanha presidencial do petista em 2022.

“O presidente Lula recolocou pobre no orçamento e rico no Imposto de Renda”, afirmou o ministro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aliás, também participou do evento.

Fernando Haddad disputou o Governo do Estado de São Paulo em 2022, mas não conseguiu se eleger, e perdeu para o atual governador do estado, Tarcísio de Freitas. 

Naquela mesma eleição Fernando Haddad conseguiu vencer Tarcísio quando se considera apenas os votos da capital paulista. Por isso, ele está sendo visto como um importante cabo eleitoral para Guilherme Bulos nesse ano de 2024.

Destaques sobre *** por e-mail

Reforma do Imposto de Renda

Embora tenha dito que Lula conseguiu colocar o rico no Imposto de Renda, o fato é que o governo federal ainda não conseguiu sequer iniciar os debates em torno de uma reforma do Imposto de Renda.

Desde que assumiu o poder, o presidente Lula conseguiu elevar a faixa de isenção do imposto de renda em duas oportunidades. Tais elevações, no entanto, ainda não foram suficientes para corrigir a distinção provocada pelos últimos anos sem correção.

Para além disso, ainda não há prazo para que o Congresso Nacional comece a discutir uma reforma do Imposto de Renda, que segundo Haddad poderia aumentar os impostos para os mais ricos ao mesmo passo em que diminui para os mais pobres.

A tarefa não promete ser fácil. Isso porque o governo federal deverá enfrentar muitas oposições no Congresso Nacional, já que vários parlamentares representam interesses privados de grupos que poderiam ser atingidos por um aumento da carga tributária para os mais ricos. 

Reforma Tributária

O governo se defende afirmando que ainda não enviou a proposta de reforma do Imposto de Renda, porque o congresso ainda está aprovando os detalhes sobre a reforma tributária.

A reforma tributária é voltada para mudanças no sistema de cobrança de impostos sobre produtos e serviços. Já uma reforma do Imposto de Renda mexeria nos impostos que são cobrados sobre a renda dos brasileiros

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis