Milhões de brasileiros seguem na expectativa da restituição do IR
Os cidadãos que entregaram a declaração com valores a receber podem consultar, sendo que a Receita facilitou o processo de consulta onlineO mês de julho é bem aguardado por muitos brasileiros que estão na expectativa da restituição do Imposto de Renda. No dia 31 será liberado o terceiro lote pela Receita Federal que promete efetuar a devolução de valores para 5.755.667 contribuintes, chegando a um montante de R$ 8,5 bilhões.
Vale ressaltar que as liberações dos lotes de restituição são muito aguardadas devido a devolução de recursos taxados além do necessário durante o ano fiscal anterior.
Os cidadãos que entregaram a declaração com valores a receber podem consultar, sendo que a Receita facilitou o processo de consulta online.
Lote de restituição
A restituição do fim de julho contará com um público amplo a espera de receber de volta os valores taxados a mais. Para esse lote estarão inclusos contribuintes de todas as faixas etárias e condições, incluindo idosos, professores e aqueles com prioridade legal.
Para verificar se está na lista de restituição, a Receita Federal desenvolveu um sistema eficiente de consulta para os cidadão. Eles podem acessar o site oficial, através do www.gov.br/receitafederal, e navegar até a seção “Meu Imposto de Renda”.
Neste item é possível consultar qualquer lote de restituição, incluindo o de 2024, de forma rápida e fácil.
Os prioritários no recebimento deste ano
Além dos idosos e professores, este ano há outros públicos inclusos na lista de prioridades. Devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, os contribuintes dessa localidade foram inclusos na lista de prioritários.
Assim, a lista das prioridades no cronograma de restituição aumentou, de acordo com a necessidade que alguns têm em receber de volta esses valores. Confira a lista dos prioritários:
- Os Idosos que tem acima de 80 anos, chegando a um total de 140.360 de beneficiados
- Os Idosos entre 60 e 79 anos, chegando a um total de aproximadamente 1,02 milhão de beneficiados
- Os contribuintes com deficiência física ou mental, chegando a um total de 66.287 de beneficiados
- Os profissionais do magistério, chegando a um total de 459.444 de beneficiados
- Os Rio-grandenses afetados pelas enchentes, em um número ainda não especificado
Confira as datas para a restituição do Imposto de Renda
A fim de deixar a restituição mais fácil, o calendário pré-estabelecido de pagamento tem como função a organização e planejamento dos contribuintes, que precisam ficar atento às datas oficiais:
- O primeiro lote já foi pago no dia 31 de maio
- O segundo lote será liberado no final de junho
- O terceiro lote será liberado no final de julho
- O quarto lote será liberado no dia 30 de agosto
- E o quinto e último lote será liberado no dia 30 de setembro
Com esse calendário, a Receita Federal pode calcular e distribuir os fundos com eficiência, assegurando que todos recebam os valores a que tem direito de forma justa e ordenada.
Além disso, o site da Receita Federal disponibiliza a consulta por meio do CPF para aqueles que preferem receber os valores via Pix.
A restituição do Imposto de Renda em 2023 vai além da devolução de valores, mas funciona também como uma oportunidade de reorganizar as finanças pessoais.