Prazo para envio do Imposto de Renda para ESTAS pessoas está chegando ao fim
Alguns contribuintes precisam ficar atentos ao novo prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda neste ano de 2024Goste ou não, declarar o Imposto de Renda é uma obrigação para uma parcela importante da população todos os anos. É preciso prestar bem atenção aos prazos de envio, porque qualquer atraso pode acarretar em multas ou em punições ainda maiores.
Para um público específico, a atenção começa a ser ainda mais importante nesse dia 1º de agosto. Estamos falando dos contribuintes que residem no Rio Grande do Sul. Para esse público, o período de entrega da declaração do Imposto de Renda desse ano 2024 chega ao fim no próximo dia 31.
Portanto, estamos a apenas pouco menos de um mês para o fim do prazo para o envio da declaração do imposto de renda para essas pessoas.
Prorrogação
Para o grande público, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda desse ano de 2024 chegou ao fim no último dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal decidiu prorrogar esse prazo para os contribuintes que residem no Rio Grande do Sul.
O motivo: o estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda sua história. Quase 200 pessoas morreram, e milhares ficaram desabrigadas ou desalojadas em decorrência das fortes chuvas. Diante desse cenário, o Fisco optou por prorrogar o prazo.
Mas mesmo as pessoas que residem no Rio Grande do Sul, e possivelmente tenham sido atingidas pelas chuvas, também precisam enviar a declaração do Imposto de Renda. Aliás, ao menos até aqui não há nenhuma indicação de que o Fisco deverá aplicar uma segunda prorrogação a essa janela.
Restituição do Imposto de Renda
Se você é contribuinte do Rio Grande do Sul, e já enviou a sua declaração do Imposto de Renda nesse ano de 2024, saiba que a restituição já está na sua conta, considerando que você tenha direito ao saldo extra.
Ainda devido ao desastre ambiental que assolou o estado, a Receita Federal também decidiu antecipar os pagamentos da restituição do imposto de renda para os gaúchos que já tinham enviado declaração desse ano de 2024.
Vale lembrar que a restituição é paga de maneira automática na mesma conta que o cidadão informou no momento da declaração deste ano. Quem optou por receber o saldo via pix, também vai receber a restituição de maneira automática na chave indicada.
Caso a sua conta, ou a sua chave pix, não existam mais por algum motivo, o saldo da restituição será enviado ao Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte terá que entrar em contato com uma agência BB para pedir a relocação do saldo.