Restituição do IR: veja quando será paga para quem caiu na malha fina

Veja o que se sabe até este momento sobre os pagamentos da restituição do imposto de renda para as pessoas que caíram na malha fina

Uma das regras mais claras definidas pela Receita Federal é a que impede o pagamento da restituição do Imposto de Renda para as pessoas que caíram na chamada malha fina. Quem está nesta situação, não conseguiu receber os pagamentos em nenhum dos cinco lotes da restituição que foram liberados este ano.

Para estes cidadãos, uma dúvida fica no ar: haverá um pagamento extra este ano para as pessoas que caíram na malha fina? De acordo com informações da Receita Federal, a resposta é sim. Mas apenas nos casos em que o cidadão regularize a sua situação, ou seja, nos casos em que ele saia da malha fina.

Quando o pagamento será realizado

De acordo com informações da Receita Federal, os pagamentos extras que serão feitos para as pessoas que caíram na malha fina e regularizaram as suas situações devem ser feitos neste mês de outubro. Ainda não há uma data exata para a liberação, embora seja provável que o repasse seja concluído no dia 30 de outubro.

“Teremos lote residual em outubro com os contribuintes que regularizarem sua declaração deste exercício e dos exercícios anteriores”, diz a nota da Receita Federal enviada a jornalistas do site Infomoney.

Destaques sobre *** por e-mail

O Fisco, no entanto, ainda não divulgou algumas informações importantes como a quantidade de pessoas que poderão receber os saldos, além dos valores que poderão ser liberados para estes cidadãos.

Regularizando a situação

Como dito, se você caiu na malha fina, precisa regularizar a sua situação para poder voltar a se tornar elegível para o recebimento da restituição do Imposto de Renda neste mês de outubro. Na grande maioria dos casos, basta enviar uma declaração retificadora corrigindo o erro.

Se você não conseguir receber o lote extra neste mês de outubro, isso não significa que você não vai poder receber o dinheiro. A Receita Federal deverá seguir com outras liberações a partir do próximo ano. Mas em todos os casos, é preciso regularizar a sua situação para ter direito a restituição.

Pagamentos da restituição

Até aqui, cinco lotes de pagamentos da restituição do imposto de renda foram realizados no decorrer deste ano de 2023. Como dito, apenas as pessoas que não caíram na malha fina puderam receber o saldo em suas respectivas contas.

Veja no detalhamento dos lotes na tabela abaixo:

Lote  Valor total pago  Contribuintes contemplados  Rendimento da restituição 
1º (31/05) RS 7,5 bilhões 4,1 milhões 0%
2º (30/06) RS 7,5 bilhões 5.13 milhões 1,00%
3º (31/07) RS 7,5 bilhões 5.63 milhões 2,07%
4º (31/08) RS 7,5 bilhões 6.12 milhões 3,14%
5º (29/09) RS 1,96 bilhão 1.26 milhões 4,28%
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis