Restituição: novo lote já está na conta; veja quem pode movimentar
Receita Federal já liberou o novo lote residual de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Veja quem pode movimentar o saldoO mês de dezembro começa com uma boa notícia para parte dos contribuintes que declararam o Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais, a nova rodada de liberações da restituição já está na conta desde a última sexta-feira (29).
Desta vez, foram contemplados cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e que conseguiram regularizar as suas pendências. Os repasses realizados na última sexta-feira (29) são relativos à restituição de novembro.
Ao todo, esse público recebeu R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões foram destinados para contribuintes com prioridade no reembolso. Os residentes do Rio Grande do Sul, por exemplo, entraram na lista de prioridade esse ano por causa do desastre que deixou mais de 200 mortos em 2024.
Abaixo, você pode conferir a lista de grupos que receberam a restituição residual do imposto de renda na última sexta-feira (29):
- 4.802 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 34.287 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.570 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 8.898 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- 88.246 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida ou optado por receber a restituição via PIX
- 73.151 restituições destinadas a contribuintes não prioritários
- 8.643 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Consultando a restituição
Para saber se você faz parte do grupo de pessoas que recebeu a restituição do imposto de renda na última sexta-feira (29), não é preciso sair de casa. Essa verificação pode ser feita de maneira remota.
Para tanto, basta acessar o site oficial da consulta da receita Federal. Dentro desse sistema, o cidadão poderá inserir alguns dados pessoais básicos como CPF, nome completo, data de nascimento e o ano da declaração.
O próprio site vai indicar se o cidadão recebeu a restituição em sua conta, ou se terá que esperar os próximos lotes para voltar a ter chance de receber o dinheiro. Vale lembrar que ainda nesse ano de 2024, a Receita Federal deverá realizar uma nova rodada de liberação do lote residual do Imposto de Renda.
Resgatando o dinheiro
Caso você esteja entre os contemplados, o dinheiro da restituição foi liberado de maneira automática na mesma conta informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
Quem optou por receber o saldo via Pix também recebeu a liberação de maneira automática na chave informada. Caso a sua conta não exista mais por algum motivo, o dinheiro foi liberado para o Banco do Brasil.
Neste caso, é importante entrar em contato com uma agência BB mais próxima da sua residência para entender como reaver a quantia para o seu nome.