Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda 2022
Aplicar o dinheiro em títulos de tesouro direto pode ser uma alternativa para quem está em busca de maior rentabilidade ao mesmo tempo em que pretende diversificar a carteira de investidor. Em suma, com a alta da taxa de juros, vem sendo uma alternativa rentável e bastante promissora a longo prazo, mesmo que conte com o desconto de renda regressivo.
E, como o imposto de renda já está sendo declarado por boa parte dos brasileiros, vale salientar que não é uma obrigação declarar apenas porque investiu no TD. O que acontece é que algumas pessoas acabam declarando devido ao fato que tiveram os rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil ou não tributáveis acima de R$ 40 mil no ano de 2021. Felizmente, o processo de declaração acaba sendo mais simples do que realmente parece e você consegue ser o máximo possível de transparente com a União.
Passo a passo para declarar Tesouro Direto:
Veja, abaixo, o passo a passo de como declarar todos os seus rendimentos da forma correta através do portal da declaração do imposto de renda.
- Deve-se ir na aba de BENS e depois em “45 – Aplicação de renda fixa”. Por lá, você consegue aplicar e informar todo o valor que foi investido durante o ano de 2021.
- É importante que informe todos os saldos e aplicações que teve durante o ano de 2021 mesmo que elas já tenham sido resgatadas – para isso, você pode contar com um balancete do seu banco, a solicitação pode ser feita através do chat de atendimento.
- Também é importante preencher a página com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) em que investiu o valor. Isso é importante para que as empresas que trabalham com investimentos não consigam sonegar uma parte do dinheiro que entrou.