Testes da Covid-19 podem servir como dedução do Imposto de Renda
De acordo com o jornal Campo Grande News, o valor que os cidadãos brasileiros gastaram com os testes da Covid-19 no ano de 2021 pode ser deduzido no imposto de renda que tem o prazo até o final de abril para ser declarado. No entanto, para que o cidadão não caia na malha fina, é necessário ter emitido nota fiscal para anexar o código da nota no momento do envio. Não adianta apenas declarar que houve gasto sem que tenha como comprovar isso.
Sem a nota fiscal, o sistema pode entender que está tentando deduzir mais do que deveria e, assim sendo, aplica multas por sonegação que podem chegar a cerca de 150% do valor que deveria ser declarado. Por fim, vale salientar que todos os gastos que estejam relacionados à saúde podem ser deduzidos contanto que tenha comprovações de que eles realmente existem.
Guarde as notas que declarar no imposto de renda
O mestre em Economia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Eugênio da Silva também informa que para evitar que tenha problemas futuros, é importante que o cidadão guarde a nota final por até cinco anos porque pode acabar caindo na malha fina em anos posteriores devido a isso e poderá contestar. É importante guardar todas as notas em um local que garanta que elas estão integradas dentro do tempo em que foram solicitadas.
Para saber se caiu na malha fina ao declarar as deduções do imposto de renda no ano de 2021, deve-se acessar o portal do ECAC. Em alguns casos, a União pode aplicar o valor de até 150% do valor devido de impostos como multa. Por isso, revisar bem a declaração do imposto de renda pode ser uma forma de garantir que não terá que pagar valores a mais do que realmente seria necessário.