segunda-feira,
20 de outubro de 2025

A empresa em que trabalha não pagou o INSS? Veja o que fazer

Essa situação é mais comum do que se possa imaginar. Veja o que fazer

- Anúncio -

Dentre todos os direitos trabalhistas devidos ao trabalhador a empresa possui responsabilidade também sobre os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS. 

Destaca-se que esse é um direito de todo trabalhador que possua carteira de trabalho assinada, somente quando há o registro anotado na CTPS existe a garantia do recebimento em conta vinculada, gerando para a empresa a obrigação de fazer os depósitos mensais.

Todavia, você descobre que a empresa não depositou seus direitos. O que fazer neste momento? Qual o primeiro passo?  Vamos explicar nesta leitura a seguir. Acompanhe conosco.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Apropriação indevida

Veja bem, se o que aconteceu acima ocorreu com você saiba que  a empresa estava se apropriando indevidamente do valor da contribuição do INSS do empregado.

Mas fique tranquilo porque não corre o risco de perder sua qualidade de segurado nem de ficar sem o benefício. Isso porque a empresa é obrigada por lei a fazer o repasse ao INSS e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de fiscalização é da própria Receita Federal.

Para voltar a ter direito ao benefício ou dar entrada na aposentadoria, basta provar o vínculo empregatício através da própria Carteira de Trabalho. O que pode ocorrer é um atraso na concessão do pedido. 

Quanto a empresa que não realizou o repasse, esta será cobrada diretamente da Receita Federal. O empregador incorre em crime e é passível de reclusão de 2 a 5 anos, além do pagamento de uma multa.

Como evitar surpresas e acompanhar as contribuições?

A maneira de você acompanhar se a empresa vem repassando corretamente os valores ao INSS é através do próprio site do INSS. Veja como é bem fácil:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Use seu CPF para fazer login pela conta Gov.br, ou faça o cadastro caso ainda não tenha suas credenciais;
  • Na tela inicial, escolha a opção “Extrato de contribuição (CNIS)”;
  • Verifique se as contribuições estão batendo com seu registro em carteira e salário.

Outras três opções que podem recorrer é através da linha telefônica 135, se dirigir diretamente a uma agência do INSS ou caso tenha conta bancária no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica, através do internet banking.

E,  finalmente, peça o auxílio de um advogado especialista que poderá reunir a documentação necessária e aumentar suas chances de resolver o problema o mais rápido possível e conseguir seu benefício. Se for preciso, ele também saberá como levar o caso à justiça para garantir seus direitos.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias