A grande mudança que o INSS estuda fazer na prova de vida
INSS estuda aumentar o leque de opções de realização da prova de vida para os seus segurados. Entenda o que pode mudar de fatoJá imaginou realizar uma prova de vida apenas ao entrar em um transporte público? Esta é uma ideia que está em análise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De uma maneira geral, o objetivo é fazer com que o cadastro biométrico do ônibus possa servir como uma comprovação de vida do segurado.
A nova prova de vida
A prova de vida é um instrumento usado pelo INSS para comprovar se o seu segurado está vivo. Até o ano passado, este procedimento era feito de maneira presencial. Contudo, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por estipular novos formatos de verificação, para evitar que o segurado tenha que se deslocar até uma agência.
Atualmente, são consideradas provas de vida pelo INSS:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS e nas entidades ou instituições parceiras, desde que feito o reconhecimento biométrico e também no sistema público de saúde;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar e carteira de identidade ou outros documentos oficiais.
“Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida”, declarou o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, na última semana.
Estado de análise
É muito importante que o segurado do INSS entenda que esta proposta ainda está em análise, e deverá começar a ser testada apenas em Brasília por enquanto. Assim, o cidadão não pode achar que ao entrar em ônibus, ele automaticamente está realizando uma prova de vida.
Em caso de sucesso da proposta, o processo poderá ser levado para outras unidades da federação. Contudo, ainda não há uma data para o início do procedimento.
INSS
Em caso de dúvidas sobre a situação da sua aposentadoria, a dica é entrar em contato com o INSS através do site ou app do Meu INSS. Por estes canais, o cidadão vai entender se o seu processo de prova de vida está realmente em dia, ou se é necessário fazer algum ato para garantir a manutenção do seu benefício.