A mudança que deve ser aplicada nos próximos concursos do INSS

Conselho Nacional de Previdência Social solicitou uma mudança inusitada para os próximos concursos do INSS. Confira

Em breve, os próximos concursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão passar por uma mudança. Ao menos foi o que indicou uma nova exigência do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Essa decisão acabou gerando muita repercussão nas redes sociais no decorrer das últimas horas.

De acordo com as informações oficiais, o CNPS indicou a exigência de nível superior para o ingresso na carreira do INSS, seja para os cargos do seguro social, ou mesmo para os cargos de perícia médica.

O Conselho Nacional de Previdência Social é nada mais do que um colegiado presidido pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). Em regra geral pode-se dizer, portanto, que essa foi uma decisão tomada pelo governo federal. 

Em resumo, a resolução, que já foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU), indica que todos os próximos concursos do INSS só irão aceitar pessoas que são formadas com nível superior.

O motivo da decisão

Destaques sobre *** por e-mail

Mas por que o Conselho tomou essa decisão? De acordo com o ministro Carlos Lupi, a ideia de exigir apenas nível superior para entrada nos concursos do INSS atende reivindicações dos servidores do próprio instituto. 

Vale frisar que parte dos servidores do INSS estão em greve desde o último mês de julho. Eles estão realizando uma série de reivindicações neste exato momento. Entre elas, está justamente a exigência do nível superior em concursos públicos.

Ao todo, o Conselho Nacional de Previdência Social é formado por seis representantes do governo federal, 9 representantes da sociedade civil, três aposentados e pensionistas, três trabalhadores em atividade, além de outros três empregadores. 

A greve do INSS

Essa decisão de exigir nível superior em concursos públicos do INSS, no entanto, provavelmente não será suficiente para acalmar os ânimos dos servidores que seguem em greve desde o último mês de julho. Como dito, eles reivindicam uma série de pontos.

O principal desses pontos é o reajuste salarial ainda para esse ano de 2024. O governo federal vem afirmando que não pode indicar esse aumento para os servidores do INSS, e que só pode elevar o saldo a partir do próximo ano de 2025.

O governo federal precisa enviar ao Congresso Nacional o plano de orçamento até a próxima sexta-feira (30). Nesse documento, ficará mais claro qual será o nível de aumento para os servidores não apenas do INSS, mas de uma série de autarquias de caráter federal. Mesmo por isso, existe muita expectativa para o envio. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis