Agência do INSS em Salvador suspendeu atendimento por greve
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade de Salvador está com o atendimento suspenso devido ao fato de que os servidores estão em greve. Alguns cidadãos tiveram que perder horas esperando para a realização de perícia e até mesmo sair do emprego mais cedo para chegar ao local e não terem acesso ao estabelecimento.
Na porta, foi possível apenas encontrar uma mensagem afirmando que não estariam atendendo por tempo indeterminado. A greve começou em todo o país após os peritos declararam que deseja aumento de 19% nos salários para que o recebido mensal realmente esteja de acordo com a inflação ao mesmo tempo em que haja um maior controle sobre a quantidade de pessoas atendidas na agência do INSS que deve ser de no máximo 12 por dia para cada médico.
Cláudia Ventura afirmou que estava na fila porque precisava do atendimento médico e que havia vindo de um lugar mais longe apenas para receber os medicamentos que dão fornecidos pelo instituto devido ao fato de que ela não tem como comprar: eles estão custando mais de R$ 1200 por mês nas farmácias e está fora da sua realidade financeira. De acordo com ela, não poderia ficar sem o medicamento.
“Falta de respeito com o tempo dos outros. Se a gente chega 5 minutos atrasado já não querem atender porque ficam reclamando de atraso. Mas eles fazem a gente de bobo e ainda demorar mais do que o prazo previsto em lei para fornecer os benefícios é legal, né?”
A greve do setor já havia começado durante os dias 03 e 04 de fevereiro e está se prorrogando enquanto Governo Federal não toma nenhuma medida em relação ao salário dos profissionais. E, como consequência, é estimado que a fila de 1,8 milhões de pessoas no INSS seja ainda mais demorada para chegar ao fim.