quinta-feira,
18 de dezembro de 2025

Antecipação do13º salário do INSS em 2025?

Também denominado abono anual da Previdência Social, essa prática tem sido uma estratégia adotada pelo governo nos últimos anos

Nos primeiros meses do ano, é comum que o governo federal divulgue detalhes sobre a programação de pagamentos de benefícios. Um desses pagamentos é a antecipação do 13º salário destinada aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Também denominado abono anual da Previdência Social, essa prática tem sido uma estratégia adotada pelo governo nos últimos anos, mas, até o momento, ainda não há confirmação sobre a data de realização do pagamento.

Embora os beneficiários estejam esperançosos quanto à antecipação, é importante mencionar que, para este ano, a decisão está condicionada à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deveria ter sido analisada no final do ano anterior.

Se o governo conseguir sua aprovação, é provável que os pagamentos ocorram entre os meses de abril e junho, seguindo a mesma tendência dos últimos anos desde 2022.

Confira mais sobre a antecipação do 13º salário do INSS

Para compreender melhor a antecipação do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é fundamental saber que este benefício é concedido aos aposentados, às pessoas que recebem pensão por morte, ao auxílio-doença (relacionado a incapacidades temporárias), ao auxílio-acidente e ao auxílio-reclusão.

Entre os anos de 2023 e 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, por meio de um decreto, a antecipação, e há expectativas de que o mesmo se repita para este ano.

No entanto, é necessário aguardar a validação da LOA de 2025, que ainda está sendo discutida no Congresso Nacional, com previsão de votação para a segunda quinzena deste mês. Nesse meio tempo, o governo federal poderá decidir se continuará com a antecipação do benefício ou se adotará o cronograma de pagamentos tradicional.

Vale lembrar que a antecipação ocorre em duas parcelas: a primeira pode ser paga entre abril e maio, enquanto a segunda está prevista para ocorrer entre maio e junho.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador