quinta-feira,
23 de outubro de 2025

APAGÃO do INSS assusta segurados: veja como se proteger

Representantes dos segurados do INSS anunciaram apagão das atividades neste mês de junho. Veja quem poderá ser impactado

- Anúncio -

O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP) anunciou nesta semana a instituição de um apagão no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação pegou muitos segurados de surpresa.

O apagão em questão nada mais é do que uma espécie de protesto dos servidores da autarquia. Entre outros pontos, eles pedem um reajuste salarial de 33% até o ano de 2026, além de um sistema de valorização da carreira de técnico do seguro social.

Como funciona o apagão do INSS

Mas afinal de contas, como vai funcionar o apagão? De acordo com informações dos representantes dos servidores, a ideia é reduzir em 20% a produção do INSS. Esta redução deve acontecer todas as terças e quintas deste mês de junho.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Deste modo, é possível afirmar que o próximo apagão deve ocorrer já nesta quinta-feira (20), o que pode afetar ao menos uma parte dos serviços que estão programados para esta data.

“Estamos em situação igual aos outros, de reajuste zero neste ano. E mesmo o que não depende de pauta orçamentária o governo tem negado a nós. A categoria está disposta a fazer enfrentamento como tem feito a educação”, disse Pedro Totti, presidente do SINSSP.

“Nos próximos concursos, queremos que a exigência dos técnicos seja ter nível superior. São mais de 12 benefícios previdenciários, todos calcados em legislação”, diz.

A resposta dos envolvidos

Por meio de nota, a ministra Esther Dweck, que comanda o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, disse que todos os servidores federais estão inclusos no acordo que concretizou um reajuste de 9%.

Segundo ela, este aumento foi linear e foi feito para recompor as perdas dos últimos anos. Para 2024, ela disse ainda que os servidores receberam um aumento do vale-alimentação, que passou para R$ 1.0000.

Por meio de nota. o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disse que não tem nenhuma relação com as negociações sobre aumento de salário, e que esta é uma questão que está sendo negociada entre os representantes dos servidores e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Desvinculação do INSS

Todo o debate em torno do aumento do salário, acontece justamente em um momento em que um ala do governo federal pretende fazer cortes no INSS.

“Tudo, a princípio, está na mesa. Vamos limpar, sob a ótica do que é viável politicamente, o que atenderia a vontade não só do presidente Lula, mas também do  Congresso Nacional. Esse filtro a gente ainda não fez”, disse a ministra Simone  Tebet, em entrevista na última semana. 

“Se eu ficar muito focada na desvinculação, dá a entender que é a primeira medida, e não é”, completou ela.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias