Aplicativo meu INSS faz a prova de vida na pandemia
O aplicativo meu INSS foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguro Social para facilitar a solicitação da aposentadoria para os trabalhadores.
Diante da atual situação da pandemia do coronavírus, a prova de vida precisou ser suspensa de forma presencial para evitar aglomerações.
A expectativa é que a partir do primeiro dia do mês de junho o procedimento possa ser retomado, a depender do andamento e da queda do número de casos e mortes.
Mas já é possível realizar o procedimento de renovação da aposentadoria pelo aplicativo. Informações do governo dizem que mais de 5,3 milhões de beneficiados já poderiam fazer a prova de vida de forma online.
Como fazer a prova de vida no aplicativo meu INSS
Para facilitar a vida dos aposentados e evitar o comparecimento até as agências, diminuindo o risco de contaminação, o INSS permite que o beneficiário prove que está vivo sem sair de casa.
Para isso, o aplicativo meu INSS faz a leitura por biometria facial no qual o sistema faz o armazenamento da imagem que ficará nos arquivos do órgão.
Para fazer a comparação das imagens do beneficiado e comprovar a prova de vida, recorre-se aos dados armazenados junto ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e ao Tribunal Superior Eleitoral.
Os principais serviços do aplicativo
Além de ajudar na renovação do benefício, é possível realizar mais de 90 serviços previdenciários. Dentre eles, estão:
- Solicitação de aposentadoria;
- Simulação para aposentadoria;
- Extrato de Imposto de Renda;
- Auxílio doença;
- Agendamento de perícias;
- Carta de concessão;
- Entre outros.
O aplicativo meu INSS está disponível para celulares Android e IOS. Enquanto isso, o governo federal aguarda novos pareceres no ministério da economia quanto a retomada dos prazos de prova de vida de forma presencial em agências bancárias e postos da previdência social.
Neste ínterim, nenhum benefício foi suspenso por conta da ausência da comprovação de vida, por determinação do Instituto Nacional de Seguro Social.
Fonte: Ache Concursos