Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS podem antecipar até R$ 150
O valor antecipado será descontado diretamente da folha de pagamento e a oferta é válida apenas uma vez para o beneficiárioAposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) agora têm a oportunidade de antecipar até R$ 150 do seu benefício, podendo quitá-lo no mês seguinte, sem juros ou taxas.
O novo cartão Meu INSS Vale+, apresentado pelo Ministério da Previdência, vem com a missão de facilitar o acesso aos itens essenciais do dia a dia, sendo eles os de medicamentos a de alimentos, passando por gás e transporte.
O valor antecipado será descontado diretamente da folha de pagamento e a oferta é válida apenas uma vez para o beneficiário.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o objetivo é proporcionar um alívio financeiro: “É uma maneira de dar um dinheiro menor, mas mais rápido e sem nenhuma taxa.”.
Vale destacar que o cartão opera apenas na modalidade de crédito, sem a possibilidade de saques. No ano anterior, o governo havia introduzido o Meu INSS+, que já atraiu 32,8 milhões de acessos, oferecendo descontos em farmácias, cinemas e uma variedade de serviços.
Confira quais são as regras
O adiantamento do Meu INSS Vale+ não necessitará de desbloqueio prévio do benefício. É importante destacar que o INSS não se responsabiliza por quaisquer dívidas ou compromissos financeiros assumidos pelo beneficiário com bancos ou outras instituições.
Além disso, o uso do cartão para apostas, seja em ambientes físicos ou online, é estritamente proibido.
“Não faz sentido a gente disponibilizar um adiantamento para alimentar um vício”, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Para que a antecipação salarial ocorra, é preciso que seja realizada por uma instituição financeira com pelo menos 12 meses de atuação nesse tipo de serviço e que mantenha um convênio ou acordo de cooperação técnica com o INSS.
É imprescindível também que o segurado utilize um cartão físico, equipado com chip e senha pessoal, emitido pela instituição financeira devidamente credenciada. .